Manifestações

Policiais e Bombeiros Militares realizam manifestação em SL

A paralisação das categorias teve início na noite desta quarta-feira (26), por volta das 20h.

Imirante.com

Atualizada em 27/03/2022 às 11h57

SÃO LUÍS - Policias Militares e Bombeiros do Estado do Maranhão paralisaram as atividades em um dia de manifestação em frente ao Palácio dos Leões, sede do governo estadual, no Centro Histórico de São Luís. A manifestação das categorias teve início na noite desta quarta-feira (26), por volta das 20h. Os policiais estão no local, gritando palavras de ordens como “Oh! A polícia parou!”. A intenção do movimento é negociar aumento salarial paras as categorias.

Antes, em assembleia geral realizada durante a tarde, os policiais e bombeiros reuniram-se para debater assuntos referentes à desvalorização profissional, pois os funcionários da Segurança Pública alegam que não houve um real aumento salarial para estas categorias, como anunciou a governadora Roseana Sarney no Plano de Valorização do Servidor. Segundo os policiais, não se trata de um aumento salarial efetivo, mas sim, de uma reposição salarial resultante do acordo da última greve, em 2010.

Durante a realização da assembleia, que é a instância máxima de deciões da categoria, os presentes resolveram seguir para a Praça Dom Pedro II e iniciar a manifestação. Os militares não se sentiram contemplados com o reajuste salarial de 7% garantido pelo governo estadual previsto para março.

Após o ato público, as categorias pretendem buscar respostas do Executivo para a pauta de reivindicações que buscam beneficiar os trabalhadores.

Em nota, o governo do Estado informou que, em março, a tabela de vencimentos da Polícia Militar do Maranhão (PMMA) será reajustada linearmente em 7%, conforme acordo firmado com a categoria. Com o reajuste de 7%, um soldado, por exemplo, que recebia R$ 2.396,80 em 2013, a partir de março deste ano terá sua remuneração elevada para R$ 2.564,58.

O governo informou, ainda, que desconhece os pleitos do grupo de PMs que fez manifestaçäo, nesta quinta-feira (26), e que, a partir de 2015, os vencimentos serão acrescidos em 5,6% já como aplicação do Plano Geral de Cargos e Carreiras do Servidor.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.