Dica de Saúde

Descubra como tratar a Síndrome do Intestino Irritável

Entenda como a dieta do genótipo pode melhorar o ritmo intestinal.

Divulgação

Atualizada em 27/03/2022 às 11h57

Cólicas intermináveis, náuseas, crises alternadas de prisão de ventre e diarreia, estufamento e distensão do abdômen são alguns dos sintomas que podem indicar a Síndrome do Intestino Irritável. Também denominada de cólon nervoso, trata-se de um distúrbio funcional cujas causas anatômicas não são específicas.

Essa síndrome provoca alterações nos movimentos do cólon durante o transporte de gases e fezes. Ou seja, em determinado momento o cólon pode estar com movimentos aumentados causando uma absorção inadequada dos fluídos. Esse aumento do ritmo provoca uma intensa diarreia. Porém, quando trabalha de maneira lenta, pode deixar as fezes endurecidas e secas provocando uma constipação intestinal.

Para quem sofre com os sintomas da SII é fundamental realizar uma boa seleção dos alimentos que podem ou não ser inseridos na dieta. Para isso, a dieta do genótipo é bem eficaz, pois trata o problema intestinal baseado no tipo sanguíneo e em algumas medições corporais de cada indivíduo. “O tipo sanguíneo O pode ser caçador, coletor e explorador; tipo A é professor, explorador, guerreiro; tipo B é coletor, explorador e nômade, já o tipo AB é professor, explorador, guerreiro e nômade, informa a Dra. Ana Huggler nutricionista da Global Nutrição.

Os alimentos que podem ser consumidos serão de acordo com o genótipo. Assim, eliminam-se os alimentos irritantes e, por consequência, é possível desintoxicar o corpo e melhorar o fluxo intestinal. “Leite e seus derivados, assim como alimentos com cafeína, condimentos como pimenta e canela, frutas cítricas, como abacaxi e laranja, alimentos gordurosos e frituras devem ser evitados por quem possui a síndrome do intestino irritado”, informa a nutricionista.

Além desses, bebidas gaseificadas e alcoólicas, carne de porco e alimentos com glúten como pão, macarrão e biscoitos também devem ser retiradas do cardápio. “O uso de probióticos melhora a flora intestinal de quem sofre da síndrome. Eles podem ser encontrados em iogurtes ou na forma de suplementos em cápsulas ou sachês”, informa a especialista.

A dieta do genótipo também é utilizada por quem deseja alcançar o peso ideal e ficar de bem com a balança. Além disso, previne doenças como diabetes, resistência a insulina, hipertenção, alterações de colesterol e melhoras problemas com acne. “Por meio da dieta do genótipo identificamos os alimentos que não são bem absorvidos pelo nosso organismo e que causam problemas na pele como a acne”, descreve Ana.

É importante destacar que a dieta não pode ser seguida por gestantes, lactantes, pessoas com doenças em tratamentos, como câncer e crianças menores de 16 anos. “Seguindo a dieta corretamente e agregando a exercícios físicos o metabolismo voltará a funcionar de maneira adequada”, garante a Dra. Ana Huggler.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.