Vacinação

Campanha emergencial contra o sarampo é realizada no MA

Imunização será feita em todas as crianças entre seis meses e cinco anos de idade.

Divulgação/ SES

Atualizada em 27/03/2022 às 11h57

SÃO LUÍS – Uma campanha emergencial de vacinação contra o sarampo será realizada no Maranhão. A imunização contra o Sarampo será feita em todas as crianças entre seis meses e cinco anos de idade, a partir desta segunda-feira (24) até o dia 14 de março. Este ano, foram confirmados 61 casos da doença no Ceará e quatro em Pernambuco.

"A imunização se faz necessária devido ao grande número de casos da doença registrados no Ceará e em Pernambuco, no início deste ano, considerando o grande fluxo de pessoas que transitam na Região Nordeste", justificou o secretário-adjunto de Vigilância em Saúde da SES, Alberto Carneiro. O Maranhão está completando 15 anos sem ocorrência da doença.

O sarampo é uma doença de elevada transmissibilidade que pode acometer crianças e adultos. A transmissão ocorre de uma pessoa para a outra, por meio de secreções nasofaríngeas expelidas ao tossir, ao espirrar, ao falar ou respirar. O vírus pode ser transmitido de quatro a seis dias antes, ou até quatro dias após o aparecimento dos sintomas, sendo o período de maior transmissibilidade, dois dias antes e, dois dias após o início da doença.

Ano passado foram registrados 200 casos da doença no país. Destes, 190 foram na Região Nordeste, em crianças menores de 12 meses, com a prevalência de 49% dos casos em Pernambuco e 51% no Ceará. "Para prevenir a ocorrência de novos casos da doença, o Ministério da Saúde decidiu que, antes do Carnaval, todas as crianças das capitais e regiões metropolitanas do Nordeste, entre seis meses e cinco anos, deverão ser imunizadas contra o sarampo", explicou a coordenadora estadual de Imunização da SES, Maria Helena Almeida.

As doses e insumos da vacina tríplice viral estarão chegando a São Luís até o final desta semana.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.