Chuvas

Chuvas se intensificarão nas próximas semanas, em São Luís

Chuvas devem ser mais intensas e constantes, afirma Nugeo.

O Estado

Atualizada em 27/03/2022 às 11h57

SÃO LUÍS - Chuvas devem ser mais intensas e constantes nas próximas semanas, segundo o Laboratório de Meteorologia do Núcleo Geoambiental (Nugeo) da Universidade Estadual do Maranhão (Uema). Apesar dos transtornos causados pelas chuvas, como o desmoronamento de muros de contenção no Sá Viana, o volume de chuvas que tem caído em São Luís é considerado baixo pelo Nugeo.

O período chuvoso em São Luís começou este mês e deve se estender até maio. Apesar da previsão de as chuvas serem abaixo da média normal, a população deve se preparar para chuvas com trovoadas e rajadas de vento mais intensas, podendo assim causar mais estragos que os que foram registrados no último fim de semana.

No último sábado (15), a Defesa Civil Municipal recebeu chamados de quatro ocorrências. Por causa das fortes chuvas em São Luís, houve desmoronamentos de muros de contenção em dois pontos do Sá Viana, na Cidade Olímpica e no Coroadinho. No Sá Viana, três famílias tiveram de sair de suas casas, nas ruas Bom Jesus e Alberto Sales, por causa dos desmoronamentos.

Além disso, o grande volume de água da chuva que ficou acumulado causou o desabamento da cobertura do barracão da Favela do Samba, no Sacavém. Pelo menos 45 peças da decoração dos carros alegóricos, que vão desfilar na Passarela do Samba este ano, foram atingidos. O prejuízo estimado pelos responsáveis pela agremiação é de mais de R$ 70 mil.

Mais intensas

Até agora choveu apenas 2,68% da média normal do mês de fevereiro, que é de 373 milímetros. Em janeiro, também choveu menos do que o normal. Foram apenas 149,2 milímetros, enquanto o normal seria 244 milímetros. De todo o período chuvoso, a maior quantidade de chuvas deve ser verificado nos meses de março a abril, em que as médias normais são de mais de 400 milímetros.

"A expectativa é de que as chuvas sejam abaixo da média neste período chuvoso. Mesmo assim, podem ocorrer eventos mais intensos de chuva durante apenas uma ou duas horas, que podem causar mais estragos", disse a meteorologista Andréa Cerqueira.

A meteorologista destacou uma das características deste período chuvoso: a incidência de chuvas principalmente à noite. Isso acontece por causa da combinação entre o calor e a umidade durante a tarde, situação que propicia a formação de núcleos de chuva que caem geralmente durante a madrugada até o início da manhã. "Mesmo com essa característica, não se deve descartar chuva em outros horários", complementou a meteorologista Andréa Cerqueira.

Nos últimos dias, a temperaturas mínima e máxima registradas foram de 22,5°C e 31,5° C à noite e à tarde respectivamente. O principal motivo para essas condições climáticas é a atuação de dois sistemas meteorológicos: a Zona de Convergência Intertropical e o Vórtice Ciclônico de Altos Níveis.

O primeiro sistema tem como principais características a predominância de nebulosidade e formação de áreas isoladas com pancadas de chuva que podem ser acompanhadas de trovoada. Já o Vórtice Ciclônico tem essas mesmas características, mas se dissipa em um ou dois dias.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.