Transferência

Mais oito detentos são transferidos para presídios federais

Ação faz parte do pacote de medidas emergenciais criado pelo governo do MA.

Imirante.com

Atualizada em 27/03/2022 às 11h57

SÃO LUÍS – Mais oito detentos de complexos penitenciários da capital maranhense, em São Luís, foram transferidos, nesta quinta-feira (13), para vagas disponibilizadas pelo Departamento Penitenciário Nacional (Depen), do Ministério da Justiça, em presídios federais. A ação faz parte do pacote de medidas emergenciais criado pelo Ministério da Justiça e pelo governo do Maranhão, como forma de coibir os problemas do sistema carcerário do Estado.

Esta foi a terceira etapa da transferência. Os locais para onde os presos foram transferidos não foram divulgados, por questões de segurança. Apenas os nomes dos detentos foram divulgados. São eles: Francisco Wagno Sousa Mesquita, conhecido como “Irmão”, que seria assaltante de banco, e estava no Centro de Custódia de Preso de Justiça (CCPJ) de Pedrinhas; Claudionor Reis Cantanhede, conhecido como “Carroceiro”, e estava na CCPJ do Anil; Fábio Bezerra Sousa, conhecido como “Paulista”, também, da CCPJ do Anil; Daniel Oliveira Sousa, também, da CCPJ do Anil; José Leandro Sousa Barbosa; Idenilson Pereira Santos; Almir Ferreira dos Santos; e João Batista Silva Mendonça, todos do Centro de Detenção Provisória (CDP) de Pedrinhas. O nome de Leandro Santos Sousa também foi anunciado.

Para o embarque dos detentos, realizado no Aeroporto Marechal Cunha Machado, foi criado um forte esquema de segurança, com agentes da Polícia Militar, da Superintendência de Investigações Criminais (Seic) e do Grupo de Escolta e Operações Especiais (Geop), segundo informações do repórter Domingos Ribeiro.

Antes do embarque, os detentos passaram por um exame de corpo de delito no Aeroclube. Depois, eles foram entregues aos agentes penitenciários federais.

Nesta quarta-feira (12), oito presos foram transferidos para o Presídio Federal de Segurança Máxima da cidade de Campo Grande, em Mato Grosso do Sul. No dia 20 de janeiro, nove detentos, também, foram transferidos para o mesmo presídio. Com a transferência desta quinta, somam-se 25 detentos transferidos, dos 35 anunciados.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.