Hipertensão

Médico cardiologista fala sobre hipertensão arterial.

Um dos maiores problemas, hoje, é realmente saber qual a pressão ideal.

Luciano Dias/ Imirante.com

Atualizada em 27/03/2022 às 11h57

SÃO LUÍS - Em entrevista ao portal Imirante, nesta quarta-feira (12), o médico cardiologista, José Bonifácio Barbosa, fala sobre hipertensão arterial. Hoje, é a principal causa de morte no mundo, pois pode favorecer uma série de outras doenças.

¨ Um dos maiores problemas, hoje, é realmente saber qual a pressão ideal. Mas existem diretrizes que aceitam 140 por 90 ou 14 por 9, como é mais conhecido. Para manter uma pressão adequada devemos ter cuidado com o sal, fazer atividade física e tentar não esquentar a cabeça¨, disse José Bonifácio.

A hipertensão é um inimigo silencioso, e maioria das vítimas da doença, cerca de 90 %, não sentem absolutamente nada, o que contribui para que o tratamento e o diagnostico sejam tardio.

José Bonifácio explica, que a pressão é considerada alta quando está igual ou acima de 140 por 90. Lembrando que há diferença para crianças e adultos. Além disso, os homens são mais propensos a ter pressão alta do que as mulheres.

As principais complicações da hipertensão são Acidente Vascular Cerebral (AVC), por infarto agudo do miocárdio ou doença renal crônica. Além disso, a hipertensão pode levar a uma atrofia do músculo do coração, causando arritmia cardíaca. É importante destacar que qualquer combinação de fatores de risco é sempre muito mais grave, pois o risco é multiplicado. Em média, uma pessoa com hipertensão que não controla o problema terá uma doença mais grave daqui 15 anos.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.