Desastres Naturais

Mapeamento de áreas de risco é realizado em São Luís

Imirante.com, com informações da Prefeitura de São Luís

Atualizada em 27/03/2022 às 11h57

SÃO LUÍS - Um mapeamento das áreas de vulnerabilidade de desastres naturais de 821 municípios brasileiros está sendo realizado pela Secretaria Municipal de Segurança com Cidadania (Semusc) com a equipe da Pan Gea/Geologia e Estudos Ambientais. O trabalho atende as determinações do programa da Secretaria Nacional de Defesa Civil (Sedec), do Ministério da Integração Nacional. Os dados coletados serão levados ao Ministério da Integração para contribuir na redução do número de acidentes em áreas de risco pelo Brasil.

Segundo a superintendente da Defesa Civil Municipal, Elitânia Barros, o objetivo da reunião, dessa segunda-feira (10), foi disponibilizar a equipe da Defesa Civil Municipal para acompanhar os geólogos e técnicos ambientais da Pan Gea nas nove áreas, identificadas por eles, como críticas.

De acordo com o geólogo Fernando Machado Alves, as áreas de risco foram indicadas pelo Serviço Geológico do Brasil em 2012/2013. “Agora, as Consultorias contratadas vão fazer o detalhamento dessa análise de vulnerabilidade, ou seja, identificar e determinar quantas casas estão nestas áreas de risco; qual exatamente é o risco, colocar números, entender quais são os processos, para podermos, assim, indicar intervenções para reduzir o risco. Em suma, vamos tentar indicar obras, muros, piscinões, para se conseguir reduzir o risco para essas pessoas”, explica.

Paralelamente, a equipe da Pan Gea/Geologia e Estudos Ambientais fará uma avaliação da capacidade de Defesa e Resposta de Proteção Civil do Município, ou seja, o grau de mobilização e prevenção da Defesa Civil de São Luís para indicar algumas melhorias.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.