Criação

Criada Secretaria da Mulher do município de Vitorino Freire

Divulgação/Semu

Atualizada em 27/03/2022 às 11h57

VITORINO FREIRE - Vitorino Freire é o 41º município a criar a Secretaria Municipal da Mulher. Antes havia, na cidade, uma Assessoria de Apoio à Mulher, ligada ao Gabinete do Prefeito. Agora, o número de secretaria da mulher, no Maranhão, sobre para 66. A primeira secretária da Mulher de Vitorino Freire, Jamacy Silva dos Santos Carvalho, apresentou o Termo de Posse, esta semana, à secretária de Estado da Mulher, Catharina Bacelar.

Para Jamacy Carvalho, o momento é de muito trabalho e de reconhecimento do apoio que a Semu ofereceu para a criação do órgão. "Estamos realizando parcerias para o incremento das ações de combate a violência em Vitorino Freire e buscando apoio aqui na Semu para desenvolver um bom trabalho".

Na semana passada, o prefeito José Leandro Maciel visitou a Sede da Secretaria de Estado da Mulher (Semu), em São Luís para comunicar que aprovou, na Câmara de Vereadores, a criação da pasta. Ele foi recebido pela secretária de Estado da Mulher, Catharina Bacelar, e pela adjunta, Crisális Fonseca.

Vitorino Freire foi um dos 22 municípios beneficiados com kits de aparelhamento em dezembro passado.

Para Catharina Bacelar, a missão institucional avança quando os municípios desenvolvam políticas públicas para as mulheres. “Orientamos formas de captação e vamos prestar assessoria técnica para elaboração do Plano Municipal de Políticas para as Mulheres de Vitorino Freire”.

No Maranhão há 55 Organismos Municipais de Políticas para as Mulheres (OMPM) em atividade, dos quais, 38 são secretarias. A Semu oferece apoio a essas instituições promovendo capacitação, apoio institucional e assessoria técnica para a captação de recursos federais.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.