Segurança Pública

Base comunitária da Polícia Militar é inaugurada na Lagoa da Jansen

O comandante-geral da PM, coronel Zanoni Porto, anunciou que o projeto das bases beneficiará mais cinco bairros de São Luís.

Divulgação/SSP

Atualizada em 27/03/2022 às 11h58

SÃO LUÍS - Para oferecer mais segurança a moradores e frequentadores, a Polícia Militar do Maranhão inaugurou a Base Comunitária da Companhia de Policiamento Independente de Turismo (CPTur Ind.) da Lagoa da Jansen, no fim da tarde desta sexta-feira (7). A reforma e reativação do posto é resultado de parceria entre a PM e a Secretaria de Estado do Meio Ambiente e Recursos Naturais (Sema). No mesmo ato, o Comando da PM lançou a Operação Corredor de Segurança.

 Foto: Divulgação.
Foto: Divulgação.

“A nossa política de Segurança é focada em atender e garantir tranquilidade da população de todo o Maranhão. Esta Base Comunitária dará aos frequentadores da Lagoa da Jansen total segurança para que eles possam realizar caminhadas e frequentar os bares e restaurantes do local. Aliado a este projeto, temos as unidades de Segurança Comunitárias, que são espaços, também, de aproximação com a comunidade, porém com um foco preventivo”, declarou o secretário-adjunto de Inteligência e Assuntos Estratégicos da Secretaria de Segurança Pública (SSP), Laércio Costa.

O comandante-geral da Polícia Militar, coronel Aldimar Zanoni Porto, anunciou que o projeto das bases beneficiará mais cinco bairros de São Luís. “Esta ação faz parte de um pacote maior de projetos de segurança que estamos desenvolvendo. Vamos ainda entregar bases comunitárias nos bairros Cohab, São Francisco, Vila Nova, São Raimundo e São Bernardo”, ressaltou o comandante.

De acordo com a PM, a nova unidade atuará com policiais fixos, carros e motos, funcionando 24h. Há, ainda, o Sistema de Videomonitoramento com 13 câmeras cobrindo todos os pontos da lagoa.

 Foto: Divulgação.
Foto: Divulgação.

Além da Base Comunitária, outro projeto em andamento é a reforma do Quartel da Companhia de Polícia de Turismo. A obra está prevista para terminar em quatro meses. Os recursos também são oriundos da Sema. A secretária de Meio Ambiente, Genilde Campagnaro, destacou a importância da articulação institucional na preservação dos patrimônios ambientais existentes em São Luís.

“O projeto da Lagoa da Jansen vem dando certo graças ao trabalho conjunto da Sema com várias entidades, instituições e a comunidade. Assim, queremos continuar construindo e reafirmando ainda mais a parceria entre o governo e a comunidade, garantindo a manutenção da fauna e flora e tendo sempre consciência e respeito pela natureza, Este exemplo aqui da Lagoa da Jansen será expandido para outros pontos do Estado”, afirmou a secretária.

Atualmente, a Companhia de Policiamento Independente de Turismo é comandada pelo major Roberto Filho. Além da Lagoa da Jansen, o patrulhamento é feito nas áreas Centro Histórico e da Ponta d’Areia. O trabalho preventivo é desempenhado por 125 policiais militares, sendo a maioria graduada em Turismo e com cursos de línguas estrangeiras.

A moradora Maria das Garças de Lemos ressaltou que cada cidadão, seja ele morador ou turista, terá mais tranquilidade ao frequentar a área da Lagoa. “Para nós, moradores, é uma alegria muito grande ter um posto policial ativo aqui na Lagoa Jansen. Temos aqui diversas pessoas que vem melhorar sua qualidade de vida e, agora, sei que terão segurança e conforto com os militares bem perto”, avaliou a moradora.

Operação Corredor de Segurança

 Foto: Divulgação.
Foto: Divulgação.

A Operação Corredor de Segurança foi iniciada pelo Comando Geral da Polícia Militar, também, nesta desta sexta-feira (7). Nesta primeira fase das ações, 11 pontos de grande movimentação, como avenidas e rotatórias, receberão ações pontuais da PM. Entre as áreas cobertas, as avenidas Daniel de La Touche, Castelo Branco, Holandeses, São Luís Rei de França, Jerônimo de Albuquerque, Guajajaras, João Pessoa, Kennedy, Casemiro Júnior, Africanos e Portugueses.

“O cidadão terá o atendimento agilizado, no caso de algum delito nessas áreas. Vamos combater toda modalidade de crimes. Nossa intenção é atingir toda a Região Metropolitana”, afirmou o comandante-geral da PM, coronel Aldimar Zanoni Porto.

“Vamos fechar o cerco contra os criminosos e diminuir ainda mais o número de delitos. Para desenvolver as ações, o CPM juntamente com os batalhões vai contar com viaturas com quatro policiais e motocicletas atuando nestas áreas. Vamos realizar abordagens em coletivos e a pessoas, além de deflagrarmos ações de policiamento ostensivo nas áreas comerciais e bancárias”, explicou o tenente-coronel Marco Antônio Alves, comandante do Policiamento Metropolitano.

A Operação Corredor Seguro conta com efetivos de todas as unidades da Região Metropolitana (1º, 6º, 8º e 9º Batalhões), incluindo a CPTur Ind. e a Companhia de Policiamento Rodoviário Estadual (CPRv Ind.).

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.