Descaso

Epidemiologista encontra larvas de dengue em "praça" de SL

As larvas estão em pneus, que teriam sido deixados, no local, pela Prefeitura de São Luís.

Liliane Cutrim/Imirante.com

Atualizada em 27/03/2022 às 11h58

SÃO LUÍS - Uma área, que deveria ser uma praça, na Rua Um do bairro Planalto Vinhais II, está com vários focos de mosquito da dengue. Segundo o pai de uma moradora do local, Osmundo Santana Filho, no terreno baldio, há oito mudas de plantas com pneus ao redor, que estão cheios de água da chuva. Dentro da água, já existe várias larvas do Aedes Aegipty, mosquito transmissor da dengue.

[e-s001]

 No terreno baldio há oito mudas de planta com pneus ao redor, que estão cheios de água da chuva. Foto: Osmundo Santana/Internauta.
No terreno baldio há oito mudas de planta com pneus ao redor, que estão cheios de água da chuva. Foto: Osmundo Santana/Internauta.

Segundo os moradores do local, os pneus foram colocados pela própria Prefeitura de São Luís para proteger as plantas. No terreno, além dos pneus com larvas do mosquito da dengue, há lixo e entulho. A área fica em frente ao Residencial Aquarelle.

“Os pneus estão funcionando como criadouros do mosquito Aedes Aegipty, colocando em risco os moradores do local e, também, toda a população da cidade. O pior é que esse lote vago, cercado por estacas, fica ao lado de uma escola”, afirma Osmundo Santana, que é bioquímico epidemiologista, da Secretaria Municipal de Saúde de Divinópolis (MG).

Veja o vídeo feito pelo epidemiologista, que mostra como está a "praça".

Osmundo recolheu amostra da água acumulada nos pneus e constatou a presença de um significativo número de larvas de mosquito. “Estou em férias na casa de meus familiares aqui no Maranhão, inclusive tenho uma neta aqui nascida. Fico muito preocupado com o risco das pessoas contraírem a dengue, que é uma doença que mata”, explicou o epidemiologista.

Veja as imagens das larvas encontradas no pneus.

O Imirante.com entrou em contato com a Prefeitura de São Luís para explicar o motivo de haver pneu com larvas em um local que deveria haver uma praça, e a prefeitura disse, por meio de nota, que a Secretaria Municipal de Obras e Serviços Públicos (Semosp) faz a coleta de lixo na área, diariamente. E que, para evitar o acúmulo de resíduos na área, a Semosp instalou uma contenção com pneus.

Veja a nota na íntegra.

A Secretaria Municipal de Obras e Serviços Públicos (Semosp), informa que a coleta de lixo no local é feita diariamente e além deste serviço, a secretaria colocou uma contenção de pneus para que Moradores não joguem lixo no local. O que de fato está acontecendo é que além dos moradores, carroceiros também colocam lixo no local. A Secretaria vai encaminhar uma equipe para solucionar o problema citado.

Após o Imirante.com ter entrado em contato com a Prefeitura de São Luís, uma equipe de limpeza foi até o local retirar o lixo. Mas os pneus ao redor das plantas continuam no mesmo lugar.

Dengue

Foi registrado em São Luís, só nos primeiros dias de 2014, 13 casos de pessoas afetadas pela dengue. Segundo a Secretaria Municipal de Saúde, nos últimos dois anos, o número de notificações da doença diminuiu, mas, mesmo assim, a capital maranhense continua sendo considerada uma das cidades com grande risco de infestação do mosquito Aedes aegypti.

No período chuvoso, aumenta o risco de infestação do mosquito, devido ao grande acúmulo de água em diversos locais. Por isso, é necessário haver, por parte do poder público, o incentivo à redução dos focos da dengue. E a população, também, deve contribuir no dia a dia para não sofrer com essa perigosa doença.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.