Saúde

'Vamos firmar parcerias acima dos interesses políticos', diz secretária

Helena Duailibe vai priorizar o funcionamento do serviço de urgência e emergência.

Pedro Sobrinho / Imirante.com

Atualizada em 27/03/2022 às 11h58

SÃO LUÍS - Helena Duailibe garantiu que vai atender os interesses da população e firmar parcerias acima dos interesses políticos. Assim foi o primeiro discurso da vereadora pelo PMDB, que assumiu a Secretaria Municipal de Saúde, em sessão na manhã dessa segunda-feira (3), no auditório Reis Perdigão, do Palácio de La Ravardière. O ato de posse foi assinado pelo prefeito de São Luís, Edivaldo Holanda Júnior, acompanhado do vice-prefeito Roberto Rocha.

Helena Duailibe agradeceu a confiança e reafirmou o compromisso de conduzir com responsabilidade e empenho a gestão da saúde em São Luís.

- Contarei com o apoio dos meus colegas de Câmara para me auxiliar, além dos meus novos colegas secretários, os colegas médicos, o prefeito e as esferas federal e estadual de governo. Para oferecermos saúde de qualidade precisamos atender os interesses da população e firmar parcerias acima de interesses políticos. Sob o comando do prefeito Edivaldo Holanda Júnior e com muito trabalho faremos uma gestão bem-sucedida - afirmou.

Também estiveram na cerimônia os secretários Rodrigo Marques (Governo), Márcio Jerry (Comunicação), Osmar Filho (Assuntos Políticos), Geraldo Castro (Educação), Cursino Raposo (Planejamento), Tati Lima (Tecnologia da Informação), Sueli Bedê (Fazenda), Antônio Araújo (Obras e Serviços Públicos), Diogo Lima (Urbanismo e Habitação), Raimundo Penha (Desporto e Lazer), Fátima Ribeiro (Segurança Alimentar), Andréia Lauande (Assistência Social), os deputados estaduais Afonso Manoel (PMDB), Raimundo Cutrim (PCdoB) e Rubens Pereira Júnior (PCdoB); os vereadores Barbosa Lages (PDT), Pavão Filho (PDT), Pedro Lucas Fernandes (PTB), Rose Salles (PCdoB), Ricardo Diniz (PHS), Gutemberg Araújo (PSDB), Marquinhos (PRB), Manoel Rego (PRP), Nato (PRP), José Joaquim (PSDB), Sérgio Frota (PSDB) e Paulo Cesar (PCdoB).

Exclusividade

Em entrevista ao jornalista Roberto Fernandes, no Ponto Final, na Rádio Mirante AM, na manhã desta terça-feira (4), a secretária Helena Duailibe defendeu a parceria efetiva entre Estado e Município para o funcionamento da saúde plena em São Luís.

- A saúde faz parte de um sistema único que reúne Município, Estado e União. Neste sentido vamos procurar o secretário de Saúde, Ricardo Murad e o reitor da UFMA, Natalino Salgado. Conheço os dois. sei da boa vontade deles e tenho certeza que poderei contar com eles para melhorar a saúde em São Luís - adiantou.

Segundo Helena Duailibe, a prioridade, neste momento será o funcionamento do serviço de urgência e emergência.

- Nós não podemos admitir a situação atual nos Socorrões I e II e no hospital da Criança. Neste primeiro momento nós vamos focar na urgência. Nós temos dois Socorrinhos - um no Cohatrac e outro no São Francisco que precisam ser melhores aproveitados também - frisou.

A secretária de Saúde também defendeu a necessidade de ampliação da rede municipal de Saúde.

- Nós não podemos contar um uma estrutura que desde 2004 não é ampliada. É preciso que nós tenhamos um hospital de urgência com pelo menos 300 leitos, mas isto vai demorar porque um hospital deste é contruído em pelo menos dois anos - finalizou.

Perfil

Helena Duailibe é médica graduada pela Universidade Federal do Maranhão com residência em Medicina Comunitária e da Família, realizada na mesma instituição. Servidora pública concursada do estado e município. Ocupou o cargo de secretária estadual da Saúde (2004-2006) e secretária municipal de São Luís (2009).

Foi diretora do Socorrão I em 1996. Vice-presidente do Conselho Nacional de Secretários de Estado da Saúde (CONASS-2005-2006). Presidente do Conselho de Secretários Municipais de Saúde (2009). Foi vice-prefeita de São Luís (2009-13). Vereadora de São Luís para legislatura 2013-2016.

Foi responsável pela implantação do serviço de Oncologia no Hospital Geral. Implantou o Centro de Referência de atenção a Saúde da Mulher no Centro de Saúde Genésio Rêgo. Foi diretora do Centro de Saúde do Bairro de Fátima e Unidade Mista do São Bernardo.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.