Protesto

Cooperativa volta a interditar cruzamento na Cidade Operária

Manifestantes prometem até incendiar ônibus, caso não sejam atendidos pela SMTT.

Imirante.com

Atualizada em 27/03/2022 às 11h58

SÃO LUÍS - Na manhã desta terça-feira (4), os associados da Cooperativa dos Transportes Alternativos do Residencial Nova Terra (Coopeterra) voltaram a interditar a Avenida Principal do bairro Cidade Operária, deixando o trânsito, no local, completamente parado.

 Foto: Divulgação.
Foto: Divulgação.

Segundo o presidente da Coopeterra, Francisco Costa, o protesto teve início às 10h e terminou por volta do meio dia. “Nós fechamos novamente o cruzamento na Avenida, no mesmo lugar que interditamos ontem. Paramos o protesto agora, mas, se a SMTT não nos atender até às 16h, voltaremos a fechar o cruzamento”, afirmou Francisco.

 Foto: Divulgação.
Foto: Divulgação.

A iniciativa foi tomada após a Secretária Municipal de Trânsito e Transportes (SMTT) apreender, nessa segunda-feira (3), um dos veículos da cooperativa, alegando que esse fazia um percurso não autorizado. Pois é um transporte da cidade de Ribamar, onde fica o Residencial Nova Terra, circulando dentro de São Luís. Mas, segundo os cooperados, o percurso das vans é, relativamente, curto, pois só vai do Nova Terra até a Cidade Operária. Eles afirmam, ainda, que já houve um encontro com o secretário da SMTT para legalizar a situação, e que o secretário não cumpriu o prometido.

“Já falamos com a secretária da SMTT hoje, pedindo uma nova reunião. Ela ficou de marcar. Nós vamos esperar o resultado até o fim da tarde”, disse o presidente do Coopeterra.

Segundo Francisco, se a secretaria não se reunir com os manifestantes, eles poderão voltar a fechar as vias.

“Dessa vez, vamos interditar o cruzamento com caminhões. Vamos fechar tudo, ninguém vai passar. E, talvez, até alguns ônibus sejam queimados. Não podemos mais ficar nessa situação. Na nossa região não tem transporte, precisamos das vans para poder nos locomover. Mas os empresários ficam pressionando a Prefeitura de São Luís, e ela quer nos impedir de circular”.

A Prefeitura de São Luís disse, por meio de nota, ao Imirante.com que a Secretaria Municipal de Trânsito e Transportes (SMTT) vai continuar fiscalizando o transporte alternativo em São Luís e vai impõe as devidas penalidades para quem infringir as leis.

Veja a nota na íntegra

A Secretaria Municipal de Trânsito e Transportes (SMTT) informa que continuará fiscalizando o serviço de transporte alternativo na jurisdição de São Luís, incluindo, obviamente, a área da Cidade Operária no trajeto que compreende as Avenidas Lourenço Vieira da Silva e Guajajaras, obedecendo à legislação municipal vigente que impõe as devidas penalidades para o caso.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.