Dicas de Saúde

Pré-natal: primeiros cuidados com a saúde do bebê e da mãe

Imirante.com, com informações da Assessoria

Atualizada em 27/03/2022 às 11h58

Se a menstruação atrasou e a gravidez foi confirmada, o passo seguinte é fazer o acompanhamento pré-natal. Consultas, avaliações médicas e demais exames laboratoriais devrão ser feitos nos meses adiante. É o que vai garantir uma gravidez saudável e um parto sem riscos, tanto para a mãe, quanto para o bebê.

Normalmente, são realizadas pelo menos, seis visitas até o parto. Porém, alguns especialistas preferem que estas visitas tenham uma frequência maior. Durante o pré-natal é possível acompanhar o desenvolvimento do feto e, caso haja algum problema, detectá-lo precocemente, aumentando as chances de detê-lo. No caso da gestante, algumas doenças como diabetes gestacional e pré-eclâmpsia podem aparecer durante a gravidez, podendo trazer graves consequências, porém, esses problemas, também, podem ser controlados com o pré-natal.

Durante as consultas, além de fazer os exames, as gestantes recebem orientações sobre a importância de manterem uma alimentação saudável, sobre a prática de atividades físicas e a importância e se evitar álcool, fumo e outros tipos de drogas. O monitoramento do peso da mãe e a reposição de vitaminas são, também, cuidados importantes durante os nove meses de formação do bebê.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.