Expansão

Emap apresenta projetos de expansão à Capitania dos Portos

O Itaqui prepara-se para movimentar cerca de 17 milhões de toneladas em 2014.

Divulgação/ Emap

Atualizada em 27/03/2022 às 11h58

SÃO LUÍS - Os projetos de expansão do Porto do Itaqui foram apresentados ao novo comandante da Capitania dos Portos do Maranhão (CPMA), Marcos Tadashi Hamaoka. Em visita a Empresa Maranhense de Administração Portuária (EMAP), os representantes da Marinha surpreenderam-se com a projeção de crescimento do porto maranhense para os próximos anos. O Itaqui prepara-se para movimentar cerca de 17 milhões de toneladas em 2014.

No ano passado, recordes históricos foram alcançados como o quantitativo para a soja, o fertilizante, o carvão, o etanol, o cobre e o clínquer. A movimentação em 2013 foi de 15,3 milhões de toneladas. Os desafios são a finalização de obras que ampliam a infraestrutura portuária, aumentando a capacidade operacional do porto.

Recebidos pelo diretor de operações José Alves Magalhães, os visitantes conheceram os detalhes das operações portuárias, a posição estratégica do porto, a integração logística, o corredor multimodal, a infraestrutura, os perfis das cargas movimentadas, a carta de negócios, os projetos em desenvolvimento e os planejados. “É importante essa integração e conhecimento para o desenvolvimento dos trabalhos”, enfatizou o capitão Marcos Hamaoka. “Estamos em expansão e explicar os nossos projetos a parceiros como a CPMA é fundamental para avançarmos no crescimento portuário”, enfatizou Magalhães.

O gerente de Planejamento, Harlan Costa detalhou os trabalhos que envolvem o Terminal de Grãos do Maranhão (Tegram). As atividades do projeto estão previstas para iniciar no primeiro semestre deste ano e levarão ao aumento considerável no volume de grãos, que deverá chegar a 6,5 milhões de toneladas/ano até 2017. Outra conquista abordada foi a consolidação das linhas regulares de contêineres no Itaqui. “Cerca de cinco mil caminhões deixaram de circular pelas rodovias, quando empresas optaram pelas linhas de contêineres”, explicou o gerente.

O Itaqui movimenta cerca de 11 mil teus (unidade de contêiner) por ano. São três linhas com abrangência para o Itaqui; duas linhas em rotas nacionais e uma internacional. Pelos contêineres chegam produtos para a construção civil (ladrilhos, portas, cerâmicas, andaimes, ferramentas), utensílios domésticos diversos (tecidos, roupas, acessórios), maquinários e equipamentos (plainas, caldeiras, bombas, compressores, motores hidráulicos e pneumáticos). Para este ano, a meta do Itaqui é duplicar a movimentação, cerca de 20 mil teus.

Outro assunto abordado na reunião foi a preparação para os planos de ação direcionados aos períodos de maior procura pelos Terminais de Passageiros em São Luís e Cujupe (Alcântara), administrados pela Emap e responsáveis em ligar a ilha de São Luís ao continente, principalmente aos municípios da Baixada Maranhense. A movimentação de pessoas aumenta consideravelmente nos meses de janeiro (festejo de São Sebastião), fevereiro (carnaval), feriados prolongados e festas de final de ano.

Sob a coordenação da Emap são elaboradas ações que integram atividades tanto da CPMA, responsável pela fiscalização no mar, da própria Emap, responsável pela infraestrutura dos terminais, e as operadoras Internacional e Servporto, responsáveis pelos serviços da travessia. “Já trabalhamos no Plano de Ação para o carnaval 2014 definindo as competências para cada envolvido no intuito de garantir maior comodidade e segurança aos passageiros”, finalizou Sílvia Gomes, gerente dos Terminais Externos.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.