Dicas de saúde

Dependência de internet: descubra quais são os sintomas

Imirante.com

Atualizada em 27/03/2022 às 11h58

Vício em internet. Parece brincadeira, mas o uso excessivo da web pode desencadear uma dependência. O indivíduo passa a ter dificuldades de controlar o uso ou envolvimento com a rede. Os principais sintomas são preocupação excessiva em permanecer conectado, mentir sobre a quantidade de horas que fica navegando, deixar que a dependência afete o trabalho e as relações pessoais, sensação de angústia ou depressão quando está desconectado.

Segundo uma pesquisa do Hospital das Clínicas de São Paulo, oito milhões de brasileiros são viciados na rede. Neste cenário,10% são usuários de computadores e 20% são pessoas que têm smartphones.

O problema surgiu com o crescimento acelerado do acesso a internet, além do sedentarismo e a reclusão emocional. Já existem clínicas, em algumas cidades do Brasil, que oferecem tratamento para abandonar o vício. O trabalho consiste em desenvolver no dependente controle no uso da rede.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.