Ponta d''Areia

Pneus descartados na Ponta d''Areia acumulam larvas de mosquito da dengue

Coleta desse tipo de material é feita regularmente pela Prefeitura, mas os pneus permanecem no local há semanas.

O Estado do MA

Atualizada em 27/03/2022 às 11h58

SÃO LUÍS - Com a incidência de chuvas na capital nas últimas semanas, dezenas de pneus de carros descartados em uma área não ocupada ao lado do Bar Trapiche estão favorecendo a proliferação de mosquitos da dengue na Ponta d´Areia. A Prefeitura de São Luís, por meio da Secretaria Municipal de Obras e Serviços Públicos (Semosp), realiza a coleta de pneus em toda a cidade. Mas, no caso da Ponta d´Areia, os pneus permanecem no local há várias semanas e a água que está acumulada já contém larvas.

Algumas pessoas que trabalham próximo ao local disseram que os pneus foram deixados lá para posteriormente serem colocados ao longo da encosta do bar, para conter a erosão causada pela maré, mas foram abandonados e hoje acumulam água da chuva.

Além dos pneus, um poço desativado e uma caixa d´água sem tampa estão servindo de criadouro para mosquitos, o que aumenta a preocupação das pessoas que moram ou trabalham na vizinhança.

Apesar do caso da Ponta d´Areia, o coordenador do Programa de Controle da Dengue, Pedro Souza Tavares, avaliou que a população de São Luís está mais consciente a respeito dos cuidados que se deve ter para evitar a proliferação da doença. "Com certeza as pessoas estão mais conscientes porque o percentual de casos de dengue diminuiu no ano passado", afirmou.

Notificações

O número de casos de dengue notificados no ano passado apresentou uma redução em relação a 2012. Foram 27,9% menos ocorrências de dengue no município de São Luís no último ano. Apesar da redução, São Luís ainda apresenta um índice médio de risco para a infestação de dengue.

De acordo com o Levantamento de Índice Rápido do Aedes aegypti (LIRAa), a capital maranhense apresenta um índice de 1,1%. De acordo com a tabela do LIRAa, o baixo risco ou índice satisfatório de infestação do mosquito vai de 0 a 0,9%. O médio risco, de 1 a 3,9%. E o alto risco, acima de 3,9%.

O levantamento mostrou ainda que Cidade Olímpica, Cidade Operária, Vila Embratel e o Centro estão entre os bairros com maior risco de infestação na capital. A partir da próxima semana, serão desenvolvidas ações de prevenção à dengue deste ano, com base no LIRAa. Para o combate e controle da dengue este ano, São Luís conta com o último repasse de recursos no valor de R$ 2.958.877,70.

Ainda segundo Pedro Souza Tavares, o trecho da Ponta d´Areia ao lado do Bar Trapiche deverá receber uma equipe da Semosp para recolher os pneus. No ano passado, a Prefeitura de São Luís, em parceria com a Semosp e o Programa de Controle da Dengue, recolheu 433,50 mil pneus em logradouros públicos.

Os pneus recolhidos das ruas e de locais como borracharias, oficinas de lanternagem e empresas da cidade são ecologicamente reutilizados depois de passarem por um trabalho de beneficiamento nas cidades de Feira de Santana (BA), João Pessoa (PB) e Sobral (CE).

Cidadania

O recolhimento de pneus também pode ser feito pela comunidade. As pessoas devem entrar em contato pelo telefone 0800 098 163 e informar o local onde se encontram, ou levá-los até o Ecoponto, que funciona na sede da Semosp, na Avenida Guajajaras, São Cristóvão. A população também pode informar casos de descarte irregular de pneus ao Programa de Controle da Dengue, da Superintendência de Vigilância Municipal, pode meio do número 3212-4326.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.