Saúde

"SOS Emergências" pretende desafogar hospital de São Luís

Imirante.com, com informações da Prefeitura de São Luís

Atualizada em 27/03/2022 às 11h58

SÃO LUÍS - O Hospital Clementino Moura, Socorrão II, passou a integrar, nesta sexta-feira (24), o programa "S.O.S Emergências", iniciativa do governo federal para qualificação da gestão e do atendimento em grandes hospitais que atendem pelo SUS. O termo de compromisso foi assinado nesta manhã, na Secretaria de Saúde (Semus), pelo secretário Municipal de Saúde, César Félix, e o secretário de Atenção à Saúde do Ministério da Saúde, Helvécio Magalhães.

Com o programa, o Socorrão II passará a receber R$ 300 mil, mensalmente, para investimento na estrutura do hospital e capacitação de profissionais. Também serão destinados recursos para compra de respiradores, monitores e demais equipamentos de UTI.

O Hospital Socorrão II é referência de maior complexidade em urgência, emergência, traumatologia, ortopedia, neurocirurgia e terapia intensiva adulta no Maranhão. São realizados 4.883 atendimentos mensais de pacientes oriundos da capital, de municípios maranhenses e de estados vizinhos. O "S.O.S Emergências" vai atuar a partir da articulação entre o Socorrão II e os demais serviços de urgência e emergência como o Samu e as Unidades de Pronto Atendimento (Upas 24h).

A principal medida do programa que vai permitir desafogar o Socorrão II é a implementação de leitos de retaguarda para pacientes com quadro clínico estável, sem risco iminente de morte e sem possibilidade de alta no momento do encaminhamento. Esses leitos serão identificados nas unidades da rede e em hospitais parceiros.

Depois da assinatura do Termo de Compromisso, a comitiva, formada pelos secretários César Félix e Helvécio Magalhães, a coordenadora nacional do SOS Emergências, Ana Augusta e o diretor do hospital Clementino Moura, Ademar Bandeira, seguiu para visita às instalações do Socorrão II, onde foi realizada descerramento da placa em alusão à criação do programa.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.