Flagrante

VÍDEO: Prefeitura deixa lixo na porta da casa de moradora

Fato aconteceu pela manhã e foi flagrado por câmeras de segurança.

Diego Torres / Imirante.com

Atualizada em 27/03/2022 às 11h58

SÃO LUÍS – Imagine que você é três vezes assaltado em casa e coloca câmeras de segurança para se proteger da ação de bandidos e ajudar na identificação, no caso de roubo. No entanto as imagens registram uma ação, no mínimo inusitada: Quem deveria limpar as ruas é quem suja a porta de sua casa.

Pois foi exatamente isso que aconteceu com a professora aposentada, Edite Andrade. Ela mora no Olho d´Água e há pouco menos de um ano decidiu instalar o equipamento que lhe auxilia na saída e chegada em casa. A ação de cinco bandidos no dia do aniversário de um familiar motivou o investimento em segurança.

O que Edite não esperava era que as imagens das câmeras mostrariam homens do serviço de limpeza pública deixando sacolas de lixo em sua calçada. Os sacos ficaram durante um dia e foi o suficiente para deixar a casa fedida, além de uma macha escura do chorume.

De acordo com a professora o mais surpreendente na história é que o mesmo caminhão que trazia o lixo também levava uma placa da empresa São Luís Engenharia Ambiental, responsável pela coleta de lixo. “É surreal você ter a porta de sua casa com uma montanha de lixo feita por quem deve manter a cidade limpa”, diz incrédula ao mostrar o vídeo.

Além de ter de lidar com essa situação, um terreno em frente à sua residência também tem sido utilizado por moradores e comerciantes como depósito de resíduos. A filha de Edite, Sara Andrade, viu também pelas câmeras quando um pequeno caminhão descarrega uma grande quantidade de material. Ao sair de casa para fotografar e questionar o motorista que sujava o lugar ela ainda foi ameaçada pelo homem.

 Caminhão descartando lixo no local. Foto: Edite Andrade.
Caminhão descartando lixo no local. Foto: Edite Andrade.

Outro lado

Em contato com o Portal Imirante.com o responsável pela empresa mostrada na reportagem informou que demitiu o funcionário flagrado jogando o lixo no local e justificou que mantém um contrato com uma empresa especializada em descarte de lixo.

A Prefeitura de São Luís não respondeu o que será feito com os funcionários flagrados deixando o lixo na casa da moradora.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.