Prisão

Bandidos, presos no Pará, são apresentados em São Luís

O trio é suspeito de participar de ataques a ônibus na capital maranhense.

Pedro Sobrinho / Imirante.com

Atualizada em 27/03/2022 às 11h59

SÃO LUÍS - Allan Kardec Dias Mota, de 27 anos, filho de um sargento da Polícia Militar do Maranhão, Giheliton de Jesus Santos, conhecido como Gil, de 27 anos, e José Bonifácio Lemos da Silva, conhecido como Júnior, de 26 anos, presos no Estado do Pará, serão apresentados à imprensa, na manhã desta sexta-feira (10), na sede da Secretaria de Estado de Segurança Pública (SSP), no Outeiro da Cruz.

O trio foi preso pela Polícia Civil do Maranhão, na madrugada dessa quinta-feira (9). Eles são homicidas foragidos do Complexo Penitenciário de Pedrinhas. Também tiveram participação confirmada nos ataques criminosos, ocorridos no fim de semana, na Região Metropolitana de São Luís. Segundo as investigações, os detentos têm uma extensa ficha criminal e dois deles figuram como uns dos primeiros líderes da organização criminosa chamada Bonde dos 40.

Os primeiros a serem presos foram Allan Kardec Dias Mota, o Allan Kardec, de 27 anos, filho de um sargento da Polícia Militar do Maranhão, e Giheliton de Jesus Santos Silva, conhecido como Gil, de 27 anos.

Allan Kardec e Gil confessaram que estavam escondidos em uma casa na cidade de São Miguel do Guamá-PA, também mantida por outro foragido do sistema prisional do Maranhão. No referido endereço, os investigadores recapturaram José Bonifácio Lemos da Silva, conhecido como Júnior, de 26 anos. Os três, segundo a polícia, são oriundos do bairro Vila Embratel, em São Luís.

Somente na área Itaqui-Bacanga, segundo a Polícia Civil, o quadrilheiro Allan Kardec é apontado em cinco inquéritos policiais como autor de pelo menos cinco crimes contra a vida. Com a notícia de sua prisão e de seus cúmplices, o delegado Walter Wanderley Ferreira, titular do 5º Distrito Policial (Anjo da Guarda), informou que, entre os procedimentos lavrados entre maio e julho de 2013, ele foi responsável por três homicídios triplamente qualificados; uma dupla tentativa de homicídio qualificado e ainda indiciado por formação de quadrilha, na modalidade bando armado.

Quanto a José Bonifácio Lemos da Silva, o Júnior, por sua vez, segundo a polícia, tem apenas uma ordem de prisão em aberto, porém, já é condenado a cumprir 20 anos de prisão por homicídio qualificado. Nas investigações, ele aparece como a pessoa que abriga os integrantes da gangue Bonde dos 40, na cidade paraense, na qual foi preso.

Com trio de foragidos de Pedrinhas, a Polícia Civil não encontrou armas nem drogas, apenas um veículo modelo Ford Ecosport, cuja cor e placas não foram informadas porque a procedência do veículo ainda está sob averiguação.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.