Vias alternativas

Buracos prejudicam tráfego em vias alternativas de São Luís

Em vez de facilitar o acesso a bairros e avenidas, vias esburacadas causam mais problemas para motoristas que as utilizam.

O Estado

Atualizada em 27/03/2022 às 11h59
 Buracos em vias alternativas de São Luís/ Foto: Biné Morais/O Estado
Buracos em vias alternativas de São Luís/ Foto: Biné Morais/O Estado

SÃO LUÍS - Diversas vias utilizadas pelos motoristas como rota de fuga de congestionamentos em grandes avenidas estão quase intrafegáveis, em São Luís. Em algumas delas, somente os condutores mais ousados se arriscam a trafegar, diante o grande risco de prejuízos materiais. Segundo os moradores das proximidades, vários acidentes já foram registrados nos locais por causa da falta de infraestrutura.

Buracos, lama e até lixo tomam de conta da Estrada da Pimenta e da Rua 10, ambas no bairro do Alto do Calhau. As vias, que são usadas principalmente como caminho alternativo de acesso do Calhau ao Vinhais, estão precárias. De acordo com os condutores, por causa da grande quantidade de buracos, o trajeto no local só é realizado quando é extremamente necessário. "Não gosto de passar por aqui, porque a rua está cheia de buracos. Se ela estivesse trafegável, ajudaria muito, pois não precisaríamos ter que ficar no congestionamento da Avenida Jerônimo de Albuquerque", disse Lucas Silveira, motorista que utiliza a Estrada da Pimenta com frequência.

Segundo os moradores da área, o acesso às residências também é comprometido por causa da quantidade de buracos. "Esse problema persiste há cerca de dois anos e nunca ninguém fez nada pela gente. Existem moradores que não têm nem como abrir as janelas ou a porta, porque é muita poeira e o cheiro do lixo é bem forte", frisou Maria de Fátima Sousa, moradora da Rua 10, do Alto do Calhau.

 Buracos em vias alternativas de São Luís/ Foto: Biné Morais/O Estado
Buracos em vias alternativas de São Luís/ Foto: Biné Morais/O Estado

Situação semelhante à encontrada na Rua Nova Araponga, nas imediações do Posto Ale, no bairro do João de Deus. Os buracos estão distribuídos ao longo de toda a via, prejudicando o fluxo dos carros que desejam ter acesso à Avenida Santos Dumont. Nas ruas Nossa Senhora da Luz e dos Lírios, o problema se repete. Os vários motoristas que trafegam em seus veículos pelas vias precisam ter paciência, diante a grande quantidade de buracos que encontram durante o trajeto. "A gente tenta andar por essas ruas de dentro do bairro para não pegar engarrafamento, mas às vezes nem adianta, porque perdemos muito tempo nesses buracos que acabam com o carro", disse Antônio Santos, motorista que utiliza as vias do bairro João de Deus.

Outros Buracos

Nas ruas Oito de Dezembro e Santa Rosa, na Forquilha, os buracos atrapalham o cotidiano dos diversos moradores e comerciantes da localidade, além dos motoristas que utilizam as vias como rota de saída para os bairros do São Bernardo e do Parque dos Sabiás. De acordo com os residentes do local, quando chove as ruas ficam intrafegáveis. "A rua está deste jeito e olha que nem começou a época das chuvas. As portas das casas estão sempre cheias de respingos de lama e nem adianta pintar. A poeira prejudica a respiração, principalmente das crianças", frisou Zico dos Anjos, comerciante da Rua Santa Rosa. Ainda segundo os moradores, acidentes nas vias da Forquilha são comuns por causa das manobras bruscas que muitos motoristas fazem para desviar dos buracos.

 Buracos em vias alternativas de São Luís/ Foto: Biné Morais/O Estado
Buracos em vias alternativas de São Luís/ Foto: Biné Morais/O Estado

Mais

A Prefeitura de São Luís, por meio da Secretaria de Obras e Serviços Públicos (Semosp), informou que as equipes de recuperação do pavimento estão trabalhando em vários locais da cidade, a fim de atender as solicitações da comunidade. A partir do dia 6 deste mês, os trabalhos serão intensificados com o aumento do número de equipes.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.