Abastecimento

Falta d'água aflige a população de São Luís

Moradores de vários bairros, ainda, têm de conviver com rodízio no abastecimento.

O Estado

Atualizada em 27/03/2022 às 11h59

SÃO LUÍS - Mesmo fazendo rodízio de água para garantir que o líquido chegue a todos os bairros, São Luís tem comprometido 60% do abastecimento por causa do desperdício. A Companhia de Saneamento Ambiental do Maranhão (Caema) informou que o desperdício doméstico e comercial e as ligações clandestinas causam grande perda do volume de água tratada na capital.

Há, ainda, segundo a direção da Caema, vazamentos nas tubulações antigas por meio das quais é feita a distribuição na cidade. Dos 60% de água desperdiçada, 15% corresponde ao que vaza pelas secções menores ao longo da tubulação do sistema. Os outros 45% são desperdiçados, ocasionado pela falta de atenção dos consumidores.

A colaboração da população, segundo a Caema, seria uma forma de reduzir a falta de água. A companhia recomenda medidas simples que poderiam ser adotadas pela população, como reduzir o uso de água na hora do banho e na lavagem de carros, reduzindo assim o desperdício.

Substituição

Com previsão para ser concluída em março do próximo ano, a obra de substituição dos canos da adutora do Sistema Produtor Italuís deve ajudar na solução da falta de água de centenas de bairros. Até o começo deste mês, 60% dos serviços haviam sido feitos. Já foram instalados dez quilômetros de canos de um total de 19 quilômetros. Com projeto da empresa Esse Engenharia e Consultoria e execução do Consórico EIT/Edenconsil/PB, a obra tem investimento do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC), com contrapartida do Governo do Estado, totalizando R$ 107 milhões.

A expectativa da Caema é de que, com a obra, a vazão do Sistema Italuís seja de 300 litros por segundo. A nova adutora vai aumentar de 1,8 metros cúbicos por segundo para 2,1 metros cúbicos por segundo. Já foi iniciada a operação para renovar hidrômetros em 130 mil imóveis na capital.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.