Morte

Mais um detento é encontrado morto em Pedrinhas

O corpo de Antônio Rodrigues de Lima Filho foi encontrado no Presídio São Luís II.

Imirante.com

Atualizada em 27/03/2022 às 11h59

SÃO LUÍS - Na tarde desta segunda-feira (23) mais um detento foi encontrado morto no Complexo Penitenciário de Pedrinhas. Segundo Secretaria de Estado de Justiça e Administração Penitenciária (Sejap), o corpo de Antônio Rodrigues de Lima Filho foi encontado no Presídio São Luís II.

Com essa morte, chega a sete o número de detentos assassinados, só neste mês de dezembro, em Pedrinhas. Só este ano, morreram 60 presos dentro do Complexo Penitenciário.

Vistorias

Em 2013, o Complexo Penitenciário de Pedrinhas passou por vistorias de órgãos da Justiça. Uma comissão do Conselho Nacional de Justiça (CNJ) e do Conselho Nacional do Ministério Público (CNMP) realizaram uma inspeção em Pedrinhas na última sexta-feira (20). O juiz auxiliar da Presidência do CNJ, Douglas Martins, cobrou providências do governo maranhense para acabar com a violência cometida a familiares de presos durante as visitas.

No dia 23 de outubro, o CNJ e o CNMP realizam uma vistoria em Pedrinhas. De acordo com a avaliação do conselheiro Mário Bonsaglia, a situação do complexo de Pedrinhas era "extremamente preocupante e exige soluções emergenciais"

Preocupada com a situação do sistema carcerário do Maranhão, a Organização dos Estados Americanos (OEA) emitiu um documento no qual cobrou a adoção, pelo governo do Estado, de "medidas necessárias e efetivas para evitar a perda de vidas e danos à integridade pessoal de todas as pessoas que se encontram privadas de liberdade no Complexo Penitenciário e Pedrinhas"

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.