Inútil

VLT é retirado do Terminal de Integração da Praia Grande

O veículo ficará em um galpão até que a prefeitura lhe dê condições de funcionamento.

Imirante.com

Atualizada em 27/03/2022 às 11h59

SÃO LUÍS – Depois de mais de um ano parado no Terminal de Integração da Praia Grande, o Veículo Leve sobre Trilhos (VLT), foi removido na manhã desta sexta-feira (20).

[e-s001]

O equipamento, adquirido no fim da gestão do ex-prefeito de São Luís, João Castelo (PSDB), ajudaria no sistema de transporte de São Luís. Ele faria o trajeto do Terminal de Integração da Praia Grande até o Tirirical.

Foto: Diego Torres/Imirante.com.
Foto: Diego Torres/Imirante.com.

O sistema de transporte de massa deveria ter entrado em operação em dezembro de 2012, mas nem a construção do primeiro trecho de trilhos foi concluída. A chamada Linha 1, um trecho de 13 quilômetros, interligaria o centro da capital ao bairro do São Cristóvão, na saída do perímetro urbano.

A capacidade estimada do VLT é de atender cerca de 20 mil passageiros por hora, em cada sentido, numa velocidade média de 40 km/h, podendo chegar de 80 km/h a 100 km/h. Hoje a velocidade média operacional do transporte coletivo em São Luís é de 12 km/h, por causa dos constantes congestionamentos nas principais vias da cidade.

Valor

O VLT custou aos cofres públicos R$ 7 milhões. Apesar do alto custo, a máquina ficou meses na Praia Grande exposto ao sol, chuva, além de vândalos.

 Foto: Diego Torres/Imirante.com.
Foto: Diego Torres/Imirante.com.

A empresa cearense responsável pela construção do VLT, Bom Sinal Indústria e Comércio Ltda., fez a retirada do equipamento. O veículo ficará em um galpão no quilômetro 0 da BR-135, no Tirirical, até que a Prefeitura de São Luís defina o trajeto a ser percorrido pelo equipamento e dê as devidas condições de funcionamento.

[e-s001]

Em nota, a Prefeitura de São Luís, por meio da Secretaria Municipal de Trânsito e Transporte (SMTT) afirmou que o VLT foi removido para um galpão apropriado, pois o objetivo é preservar a estrutura do equipamento. Ainda segundo a nota, a previsão é que o trabalho de transferência da estrutura seja concluído neste fim de semana por técnicos da empresa Bom Sinal, fabricante do VLT.

Veja a nota na íntegra

A Prefeitura de São Luís, através da Secretaria Municipal de Trânsito e Transporte (SMTT), realiza a operação de transporte da composição e do vagão do Veículo Leve Sobre Trilhos (VLT) do Terminal de Integração da Praia Grande para um galpão apropriado da empresa Transnordestina, onde funcionou a Rffsa, no Tirirical. A previsão é que o trabalho de transferência da estrutura seja concluído neste fim de semana por técnicos da empresa Bom Sinal, fabricante do VLT.

O objetivo é preservar a estrutura do equipamento até a liberação dos recursos para implantação do novo meio de transporte. A implantação do VLT faz parte do projeto de mobilidade urbana apresentado pelo prefeito Edivaldo Holanda Júnior a representantes dos Ministérios das Cidades. A primeira linha, com distância de 6,4 quilômetros, vai ligar o Terminal da Praia Grande ao bairro Anjo da Guarda, na área Itaqui-Bacanga.

Veja mais imagens da retirada do VLT. (Foto: Diego Torres/Imirante.com)

VLT é retirado do Terminal de Integração da Praia Grande

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.