Bolsa Família

Recadastramento é encerrado com muita movimentação

O Estado

Atualizada em 27/03/2022 às 11h59

SÃO LUÍS - Ontem, último dia do prazo para recadastramento no programa Bolsa Família para famílias que não atualizaram seus dados nos últimos dois anos, a Central de Atendimento Social da Secretaria Municipal de Criança e Assistência Social (Semcas), localizada no São Francisco, ficou superlotada, quando foram feitos 600 atendimentos. As famílias que não fizeram o recadastramento, terão o benefício bloqueado em janeiro de 2014. Muitas pessoas, para não perder o benefício, se concentraram em uma fila, na entrada da central, desde a noite de quinta-feira, dia 12.

Desde o início do dia de ontem, uma longa fila de beneficiários já estava formada em frente à Central de Atendimento. Dentro do local, as pessoas se aglomeravam em todos os espaços disponíveis, até sentadas no chão à espera de atendimento e houve muita reclamação. A dona de casa Claudenir dos Santos alegou ter recebido a correspondência há apenas dois dias. "Isso só chegou à minha casa à noite. Por isso, só deu para vir hoje e vou ter de passar o dia aqui até chegar minha senha", disse.

O coordenador do programa Bolsa Família em São Luís, Cristiano Pereira, afirmou que a estimativa era de que muitas famílias não fizeram o recadastramento dentro do prazo e terão o benefício bloqueado em janeiro. Para que o pagamento não seja bloqueado definitivamente, é preciso ficar atento a outros prazos.

Quem não atualizou seus dados até ontem, precisa procurar a Central de Atendimento até o dia 14 de fevereiro de 2014 para desbloquear o benefício e receber o pagamento retroativo. Se a pessoa que foi convocada para fazer o recadastramento não regularizar sua situação até essa data, o benefício da família será bloqueado definitivamente.

Espera

Muitas pessoas passaram a noite no local, para serem rapidamente atendidas, na abertura do expediente, que ocorreu às 6h30 de ontem.

O estudante Igor Nonato Mendes, de 17 anos, morador da Liberdade, era o primeiro da fila. Ele disse que o “sacrifício”, como o definiu a espera na fila, valeria a pena. "Minha mãe não tem condições de ficar aqui a noite toda. Por isso, decidi vir no lugar dela. Não sei como será esta noite. Provavelmente não vou dormir hoje [quinta-feira] para permanecer por aqui", disse.

A dona de casa Valtiana Luz Moraes, de 43 anos, moradora do Tajipuru (zona rural de São Luís) tem três filhos, dois deles menores. "Recebo do Bolsa Família cerca de R$ 134,00 por mês. É pouco para muita gente, mas para mim é muito", disse. Questionada sobre o porquê de efetuar a atualização no último dia do prazo, a dona de casa alegou falta de tempo. "A gente nunca tem tempo. Vive cuidando da casa, vai adiando. Mas não justifica e agora estou pagando por isso", afirmou.

Convocação

Segundo relatórios do Governo Federal emitidos em julho, 11.592 famílias precisavam fazer o recadastramento. Essas pessoas foram informadas que precisavam atualizar seus dados por meio de um aviso nos comprovantes de saque do benefício e por correspondências entregues nas residências das famílias.

Até setembro, apenas 27% do público convocado foi à Central de Atendimento Social, localizada no bairro São Francisco. Faltando aproximadamente um mês para fim do prazo, menos de 50% dos beneficiários que não atualizaram seus dados nos últimos dois anos ainda não tinham atendido à convocação para o recadastramento.

Apenas nas duas últimas semanas, o movimento aumentou consideravelmente na central. Mas, entre as centenas de pessoas que aguardavam na fila para pegar uma senha de atendimento, estavam muitas pessoas que não foram convocadas a fazer o recadastramento.

Números

85 mil FAMILIAS estão inscritas no programa

Bolsa Família em São Luís

13% DAS FAMÍLIAS beneficiárias da capital precisavam fazer o recadastramento

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.