Demolição

Estabelecimentos comerciais são demolidos pela Blitz Urbana

Após a ação, os proprietários dos estabelecimentos interditaram a Avenida dos Holandeses.

Elirdes Soares/Imirante.com

Atualizada em 27/03/2022 às 12h00

SÃO LUÍS - Estabelecimentos comerciais, que funcionavam irregularmente, foram demolidos pela Blitz Urbana no início da tarde desta quinta-feira (12). As tendas ficavam localizadas na Rua Santo Antônio, no bairro Barramar. De acordo com o Promotor de Justiça, Claúdio Guimarães da Promotoria de Controle Externo, estes estabelecimentos funcionavam, irregularmente, no local há mais de 15 anos. “A demolição aconteceu para cumprir com a Legislação Urbanística de São Luís, essas barracas e tendas estavam tomando indevidamente uma área pública. A Promotoria vem dialogando com os proprietários pelo menos, há uns dez anos atrás, mas eles nunca haviam cedido”, relatou o promotor.

 Foto: Divulgação.
Foto: Divulgação.

A operação foi comandada pela Blitz Urbana — por meio da Secretaria Municipal de Urbanismo (Semurh) — e do Ministério Público do Estado do Maranhão. Segundo o promotor, foram recebidas várias reclamações dos moradores que moram próximo ao local. “Muitos moradores não conseguiam mais entrar em casa, devido a grande quantidade de veículos estacionados no local. Alguns estabelecimentos não obedeciam ao horário de funcionamento, com um som ligado e venda de bebida alcoólica 24 horas por dia”, contou.

Os proprietários relatam que não foram notificados e não tiveram tempo algum para retirar do local, os pertences que havia dentro dos estabelecimentos. Um dos bares que foi demolido era ponto de encontro para a população de São Luís, durante os fins de semana. Revoltados, os donos dos estabelecimentos que foram demolidos interditaram a Avenida dos Holandeses com pedaços de pau e cadeiras, deixando o trânsito lento no local.

 Foto: Divulgação.
Foto: Divulgação.

A operação foi realizada, também, na Ponta D’areia com a intervenção em uma casa de shows da área. A propriedade teve parte do seu entorno demolida, com a derrubada de alambrados, tapumes e outros tipos de cercados colocados de forma irregular no espaço público.

Na Avenida Litorânea, a equipe de vistoria constatou problemas em dois locais, relativos à falta de autorização para reformas. Em um dos bares, uma obra irregular já havia sido, anteriormente, embargada e multada. Em descumprimento às sanções, os proprietários dos locais deram continuidade às reformas e até chegaram a montar uma área de gramado, no lugar onde antes havia algumas dunas.

Ao fim da operação, 12 estabelecimentos, entre lanchonetes, bares, casas de shows e barracas tiveram demolições, totalizando 22 locais fiscalizados.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.