Dica de Saúde

Descubra como evitar as cicatrizes em alto-relevo após cirurgia plástica

Divulgação

Atualizada em 27/03/2022 às 12h00

Se você passou por uma cirurgia plástica é normal ficar preocupado com a cicatriz, principalmente se o corte foi profundo. Afinal, ninguém quer ficar com uma cicatriz em alto-relevo marcando a pele, além de deixar um aspecto inestético. Por isso, é preciso seguir todas as recomendações do seu cirurgião plástico para evitar que as queloides apareçam e permaneçam na pele, atrapalhando o resultado da cirurgia.

As queloides são cicatrizes hipertróficas que se projetam além da superfície da pele. Elas podem aparecer em qualquer parte do corpo, mas as pessoas de pele negra são mais suscetíveis a essa cicatrizes do que aquelas de pele clara.

Para que elas não aparecem após a plástica, o cirurgião deve avaliar o risco de queloide do paciente por meio de um histórico clinico. Dessa forma, o médico poderá tentar diminuir os riscos, inclusive sugerindo medidas profiláticas.

Mas, hoje, já é possível evitar o problema tomando alguns cuidados simples no período pós-operatório que compreende os primeiros três meses depois da cirurgia. Veja o que fazer para evitar o surgimento dessas cicatrizes:

Bandanas e fitas na cicatriz
Assim como as bandanas, as fitas de silicone comprimem a região operada, reduzindo o fluxo sanguíneo e evitando a formação de queloide. O seu médico deve recomendar o uso dessas bandanas por até três meses. Já as fitas de silicone são ricas em óleo mineral, o que ajuda a manter a hidratação da cicatriz. As fitas de silicone devem ser aplicadas no local por, no mínimo, 12 horas.

Cremes a base de corticóides

Quem corre o risco de desenvolver queloide pode recorrer ao uso de cremes com corticoides, já que eles inibem a produção de colágeno na cicatriz. Tanto as bandanas como os cremes devem ser recomendado pelo cirurgião plástico.

O uso de géis ou pomadas específicas para tratar ou evitar o surgimento de queloides, hoje existem vários produtos farmacêuticos que podem parar a formação de queloide ou tentar reduzir a lesão quando ainda estiver no início.

Infiltração de corticoides intralesional para os casos em que está iniciando-se a lesão pode ajudar a involuir o problema. E quando a lesão já se instalou ou nos casos em que há grande risco de formação da lesão, indica-se aplicação da betaterapia, uma espécie de radioterapia localizada feita em consultório que diminui a formação desse tipo de patologia, que, infelizmente, pode aparecer mesmo em pessoas que já foram operadas e nunca tiveram o problema.

E nos casos inestéticos uma nova intervenção cirúrgica pode ser realizada após cerca de um ano a um ano e meio (tempo médio para haver a resolução das cicatrizes), sendo que é feito somente nas partes das cicatrizes hipertrofiadas.

Cuidado extra

Evite a exposição solar, pois o sol provoca inchaço nas cicatrizes e estimula a produção de melanina na região, deixando a área escurecida. Portanto, evite o sol entre 10h e 16h e não deixe de passar o protetor solar.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.