Prisão

Operação da Polícia Militar prende seis pessoas em São Luis

Imirante.com, com informações da SSP

Atualizada em 27/03/2022 às 12h00

SÃO LUÍS - Seis pessoas foram presas por envolvimento em assaltos, homicídios e latrocínios nesta sexta-feira (6), em dois bairros da Região Metropolitana. A ação, segundo o comando da Polícia Militar, será estendida para outras áreas da capital.

A primeira ação teve início da 2h da manhã desta sexta-feira, na qual o Serviço de Inteligência do Comando Geral da PM, em conjunto com policiais civis do 5º Distrito Policial, prenderam três suspeitos de cometerem delitos na área do Sítio São Benedito e Vila Conceição, localizado na BR 135, na Vila Maranhão.

Foram presos Ivanilton Madeira Viegas, 23 anos, conhecido como "Picatchu"; Giusney da Silva, conhecido como “Neném”, ambos de 23 anos, e Lucas Evangelista Serra Filho, 29. Eles são suspeitos de praticarem crimes como tráfico e roubos na região.

Com eles, a polícia apreendeu um veículo Siena, de cor vermelha e sem placas, arma tipo “garrucha” de fabricação caseira, cinco munições de calibre 38, uma balança de precisão e ainda celulares e relógios.

De acordo com o delegado titular do 5º DP, Walter Wanderley, todos já tinham passagem pela polícia e possuem ficha criminal extensa. “Há indícios de que em menos de 70 dias esses criminosos tenham sido autores de pelo menos três homicídios. Agora nós conseguimos tirá-los de circulação”, disse o delegado.

Investigações da polícia dão conta ainda de que Ivanilton responde a cinco processos, dois por roubo, um homicídio, tráfico e formação de quadrilh. Contra ele havia também um mandado de prisão preventiva em aberto pelo crime de violência contra menor. Ivanilton também é suspeito de participar de um duplo homicídio no último dia 29 de novembro, além de responder por um processo na comarca de Paço do Lumiar.

Já Giusney é condenado a 20 anos de prisão em regime fechado pelo crime de latrocínio e estava foragido desde o dia 22 de junho, quando fugiu por um túnel feito na penitenciária de Pedrinhas, além de responder um processo por roubo e possuir dois mandados de prisão em aberto por latrocínio. A polícia constatou, também, que Giusney é um dos envolvidos no duplo homicídio com Ivanilton.

Lucas Evangelista era o responsável por dirigir o veículo Siena. Segundo a polícia, era ele quem transportava os comparsas para cometer os crimes, transportar drogas e arrecadar o dinheiro dos assaltos. Todos foram autuados em flagrante pelos crimes de formação de quadrilha armada, porte ilegal de armas e munição e encaminhados ao Centro de Triagem de Pedrinhas.

Mais prisões

Dando continuidade as ações repressivas ao crime, o Comando de Policiamento Especializado (CPE) deflagrou a Operação Restauração na Vila Cutia.

Na ação foram presos Daniel Pereira Wolff, morador do Pontal da Ilha, Pablo Dawton da Silva Cantanhede, ambos de 20 anos, residente no bairro Cohatrac e, ainda, Rafael dos Santos da Silva, 23 anos, também, morador do Pontal da Ilha.

Em confronto com a polícia, Christopher Maichel Cardoso Senna, conhecido como “Camarão”, disparou contra os policiais com tiros na Rua 4, casa 26 na Vila Cutia. Christopher foi socorrido e encaminhado ao Socorrão II, mas não resistiu aos ferimentos e chegou a óbito.

A polícia apurou que Christopher praticava crimes como homicídio, roubo e tráfico de drogas em parceria com outros dois comparsas identificados apenas como “Pipoca” e “Cabeça”. Ele teria envolvimento no homicídio de um frentista e atirado em uma senhora no Posto Paloma, localizado no Conjunto São Raimundo.

As investigações apontaram que os criminosos agiam com muita crueldade durante os homicídios, chegando, em algumas vezes, a decapitar a cabeça da vítima e sepultar o corpo longe da cabeça.

Na operação, a polícia apreendeu dois revólveres calibre 38, sendo um com seis munições, sendo duas deflagradas e quatro intactas que estavam em poder de Christopher e um com a numeração raspada e cinco munições intactas apreendidos com Rafael dos Santos. Uma motocicleta Bros, de cor preta e placa NNF-2902 e mais uma de mesmo modelo e cor, de placa NNI-0160, que havia sido tomada de assalto, no dia 2 de dezembro, no bairro São Cristovão, também, foram apreendidas e, ainda, um veículo Polo, de cor preta e placa NHJ-8625, além de três celulares.

Após receberem voz de prisão, eles foram conduzidos para a Superintendência Estadual de Investigações Criminais (Seic) e autuados pelos crimes de homicídio, roubo e tráfico de drogas.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.