Devoção

Comunidades se reúnem no festejo de Nossa Senhora da Conceição, no Anil

Imirante.com, com informações da Assessoria

Atualizada em 27/03/2022 às 12h00

SÃO LUÍS - Há 71 anos a comunidade do bairro do Anil, em São Luís, realiza o festejo de Nossa Senhora da Conceição. Neste ano, a festa relembra os 100 anos da chegada dos frades capuchinhos no bairro. Na noite desta quinta-feira (5), será celebrada a comunhão e a participação das 17 comunidades eclesiais da paróquia do Anil, quando relembram que Maria foi testemunha da vida de Jesus e ajudou a difundir os ensinamentos do Filho.

“É um momento de muita devoção e que todas as comunidades da paróquia e de outros bairros se reúne para celebrar e agradecer à Nossa Senhora da Conceição por graças alcançadas. Isso é uma expressão de fé, que bem conduzida sempre vai levar a Jesus”, afirmou o Frei José de Arimatéia, pároco da Igreja Nossa Senhora da Conceição do Anil.

Com o tema “100 anos de presença capuchinha no Anil, um século de proteção mariana na vivência da fé”, a programação do festejo inclui na parte religiosa missas, orações de terços, alvoradas, cerimônia de crisma primeira eucaristia e procissões. Na programação cultural várias atrações para reunir as famílias anileses na quadra de esporte da paróquia.

No dia da Padroeira, 8 de dezembro, além das missas, acontecem a procissão das crianças, às 9h, a procissão luminosa e a coroação de Nossa Senhora, às 18h30 pelas ruas do bairro.

Histórico

Os frades capuchinhos Frei Estêvão de Sesto São João e Frei Josué de Monza chegaram ao bairro do Anil no ano de 1906, onde pregaram missas no bairro, mas sem relevante adesão popular. Por isso, os freis decidiram intensificar a assistencial pastoral naquela região, fundando uma casa para as Irmãs Missionárias Capuchinhas, a qual deram o nome de “Santa Cruz” em referência a uma cruz erguida sobre a colina próxima ao convento.

Em 1913, com a chegada do Frei Daniel de Saramate e grande adesão das famílias do Anil, as Irmãs Missionárias Capuchinhas fundaram, também, o Educandário Santa Cruz. No ano de 1918, aconteceram Santas Missões Populares coordenadas pelo Frei Marcelino de Milão que objetiva a criação da nova paróquia, que foi fundada no dia 29 de abril de 1942, sob a chancela do Arcebispo Metropolitano Dom Carlos Carmelo de Vasconcelos e tendo como o primeiro vigário o capuchinho Frei Hilário Maria de Verona.

Cinco anos após a concessão do título de paróquia e já sob a liderança do Pároco Frei Hermenegildo Maria de Azzano S. Paolo, a Igreja construída pelos primeiros frades capuchinhos desabou. Com o apoio dos paroquianos, a paróquia foi reconstruída e inaugurada no dia 14 de outubro de 1948 com as mesmas características arquitetônicas mantidas até os dias de hoje, inclusive as cores originais, azul e branco, relacionada à espiritualidade mariana.

Programação

5 de dezembo (quinta-feira)

Sub-tema: "Ressurgiu dos mortos"

5h30 - Terço e Alvorada

6h30 - Santa Missa

18h - Oração do Terço e Ladainha de Nossa Senhora

18:h40 - Animação Litúrgica

19h - Santa Missa

6 de dezembro (sexta-feira)

Sub-tema: "Subiu aos céus e está sentado à direita de Deus"

5h30 - Terço e Alvorada

6h30 - Santa Missa

18h - Oração do Terço e Ladainha de Nossa Senhora

18:h40 - Animação Litúrgica

19h - Santa Missa

20:30 Programação cultural na quadra da paróquia

7 de dezembro (sábado)

Sub-tema: "De onde há de vir julgar os vivos e os mortos"

5h30 - Terço e Alvorada

6h30 - Santa Missa

18h - Oração do Terço e Ladainha de Nossa Senhora

18:h40 - Animação Litúrgica

19h - Santa Missa - celebração de bodas de prata de sacerdócio do Frei Pestana Júnior

20:30 - Programação cultural na quadra da paróquia

8 de dezembro (domingo)

6h - Terço e Alvorada

7h - Santa Missa

9h - Procissão das crianças com Nossa Senhora

9h30 - Santa Missa e Primeira Comunhão

17h - Oração do Terço

17h30 – Missa solene de encerramento do Festejo 2013

18h30 - Procissão luminosa e coroação de Nossa Senhora

20:30 - Programação cultural na quadra da paróquia

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.