Saúde

Cidade Olímpica recebe Dia D de mobilização contra a dengue

Imirante.com, com informações da Prefeitura de São Luís

Atualizada em 27/03/2022 às 12h00

SÃO LUÍS - O Dia D de mobilização contra dengue será realizado nesta sexta-feira (29) no bairro Cidade Olímpica. A programação será coordenada pela Superintendência de Vigilância Epidemiológica e Sanitária da Secretaria Municipal de Saúde (Semus) e sucede a Semana Nacional de Mobilização contra a Dengue, realizada entre os dias 18 e 22 em oito distritos, cobrindo quase todos os bairros da cidade.

Durante toda a manhã serão desenvolvidas diversas atividades em torno da ação de combate ao mosquito. A abertura da programação será às 8h, na Unidade de Ensino Básico José de Ribamar Bogéa, com participação de representantes do Comitê da Dengue e de instituições parceiras. Logo em seguida, agentes de saúde e integrantes da ação de combate à dengue vão comandar uma passeata nas ruas do bairro. Agentes da Secretaria Municipal de Trânsito e Transporte (SMTT) e Corpo de Bombeiros Mirim vão dar suporte às atividades de rua.

Agentes comunitários de saúde, de combate a endemias e equipes do Programa "Saúde da Família" vão percorrer casa a casa com objetivo de repassar orientações e divulgar as principais ações de prevenção contras dengue. As equipes em passeata vão aproveitar para esclarecer sobre doenças sexualmente transmissíveis, com destaque para a Aids. Serão distribuídos preservativos ao público masculino e feminino.

Diretores de unidades, supervisores gerais, coordenadores de área, e alunos estagiários do Curso de Medicina e da área de saúde do Uniceuma vão formar o conjunto de profissionais que darão atendimento à população na Unidade de Saúde. Serão oferecidos serviços como aferição de pressão arterial, teste de glicemia além de imunização com vários tipos de vacina.

Limpeza no Bairro

A programação desta sexta-feira (29) conta, também, com uma ação de limpeza no bairro, direcionada aos materiais inservíveis que, geralmente, ocupam parte das residências de São Luís.

A orientação das equipes de trabalhos é que as pessoas coloquem os materiais inservíveis (móveis antigos, garrafas, pneus, restos de madeira, de construção, embalagens plásticas, etc.) que estão no quintal, nas calçadas para serem recolhidos pelos caminhões abertos da limpeza da Prefeitura.

Além disso, serão realizadas rodadas de conversas nas unidades escolares, postos de saúde e visitas domiciliares, explicando para a comunidade a importância do descarte correto do lixo, coleta seletiva e ações de prevenção da dengue.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.