Luto

Fundador do Boi de Axixá morre aos 81 anos de idade

O corpo de Francisco Naiva será velado na sede do Boi de Axixá, no São Francisco.
Imirante.com, com informações da Mirante AM18/11/2013 às 16h46

SÃO LUÍS - O compositor e fundador do Boi de Axixá, Francisco Naiva, morreu no início da tarde desta segunda-feira (18), de falência múltipla dos órgãos, causada por uma pneumonia.

Ele, junto com Donato, compôs a famosa canção “Bela Mocidade”, uma das músicas mais famosas do bumba meu boi de orquestra. A canção chegou a ser gravada pela cantora Maria Betânia.

Francisco Naiva morreu com 81 anos. O corpo dele será velado na sede do Boi de Axixá, no bairro do São Francisco, em São Luís. Depois, o corpo será levado para Axixá, onde será enterrado nesta terça-feira (19).

Em nota, a governadora Roseana Sarney disse estar muito triste com a morte de Francisco e firmou que sua morte é uma imensa perda para a cultura popular do Estado e do país.

Veja a nota na íntegra.

A governadora Roseana Sarney, muito entristecida, lamentou a morte do fundador do Bumba meu boi de Axixá, Francisco Naiva ocorrida na tarde desta segunda-feira (18), em São Luís, e assinalou a imensa perda para a cultura popular do estado e do país.

"Perde a cultura de Axixá, do Maranhão e do Brasil, porque o grupo tem reconhecimento nacional. Seu Naiva fazia o bumba meu boi com paixão, com entrega total. Era um amante do folclore e dedicou toda a sua vida à brincadeira que levava o nome da terra que também amava", declarou Roseana Sarney, solidarizando-se com familiares e amigos.

A governadora lembrou que sempre prestigiou e foi prestigiada pelo boieiro que comandava a manifestação de orquestra do Munim, tendo sido madrinha do Boi de Axixá em diversas ocasiões.

"Esses são momentos vibrantes e inesquecíveis. Fico feliz em ter participado da trajetória e ter convivido com esse mestre da nossa cultura", afirmou a governadora Roseana.

A governadora Roseana destacou que a morte de Francisco Naiva deixa uma imensa lacuna no São João maranhense. "Seu Naiva era um grande exemplo de amor ao folclore do estado, deixa muitas saudades e será sempre lembrado por todos os maranhenses", declarou.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante no Twitter, Instagram, curta nossa página no Facebook e se inscreva no nosso canal no Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do WhatsApp pelo telefone (98) 99209-2383.

© 2019 - Todos os direitos reservados.