Saúde

São Luís: casos de dengue tiveram redução de 19%

O Estado

Atualizada em 27/03/2022 às 12h01

SÃO LUÍS - O número de casos graves de dengue confirmados em São Luís de janeiro a outubro deste ano foi 19% menor do que no mesmo período em 2012, segundo dados da Secretaria de Estado de Saúde (SES). Apesar da redução, a doença ainda continua como um dos principais problemas de saúde pública do país, por isso, para reduzir os riscos de epidemia no Maranhão, a SES está promovendo capacitação teórica e prática para operadores de campo e motoristas que atuam na aplicação espacial da Ultra Baixo Volume (UBV), conhecida como fumacê.

Este ano, quatro pessoas já morreram em decorrência da dengue, em São Luís, mesmo total registrado no ano passado. No entanto, a letalidade da doença, que é a relação entre o número de casos confirmados e o de óbitos, aumentou, passando de 19% para 23,5%. Isso ocorreu porque de janeiro a outubro de 2012 foram confirmados 21 casos graves da doença contra 17 no mesmo período este ano.

Segundo a coordenadora estadual do Programa da Dengue, Claudia Castro Carvalho, o índice de infestação em São Luís, que é a presença de larvas do mosquito da dengue nas moradias, está dentro do recomendado pelo Ministério da Saúde, 1%, ou que de cada 100 moradias apenas uma esteja infestada pelo mosquito. "Fazemos o levantamento constante do índice de infestação para ter o controle da proliferação da doença", disse.

Treinamento

Estão participando do treinamento 60 técnicos das 19 Unidades Regionais de Saúde (URS) e municípios prioritários no combate a doença no estado. O curso de operadores de UBV faz parte das ações de controle da doença realizadas pela SES, por meio da Coordenação Estadual do Programa da Dengue, para qualificar as atividades de rotina no combate do mosquito adulto, priorizando ações de controle da larva, que deve ser responsabilidade dos municípios.

A aplicação espacial da UBV tem como função específica a eliminação da forma adulta do Aedes aegypti (mosquito da dengue) e deve ser utilizada somente para bloqueio de transmissão intensa e para o controle de surtos ou epidemias. "Precisamos aperfeiçoar o trabalho dos técnicos para melhorar o trabalho de campo e combater de forma mais eficaz a proliferação do mosquito da dengue e com isso reduzir ainda mais o número de casos", afirmou Claudia Castro Carvalho.

Segundo dados Superintendência de Epidemiologia e Controle de Doenças da SES, 35 municípios maranhenses têm alta e média incidência e 173 notificaram casos de dengue este ano. Foram registrados, até o mês de outubro, 4.245 casos em todo o estado, com 10 óbitos. "O trabalho de combate à dengue é feito durante todo o ano. Temos o período de chuvas, quando o mosquito prolifera e aumentam os casos, e a estiagem, quando precisamos reforçar a educação em saúde para que a população saiba como manusear a água e o lixo para evitar o surgimento de criadouros do mosquito", informou Claudia Castro Carvalho.

Combate à dengue começa em casa

- Substitua a água dos vasos das plantas por terra e esvaziar o prato coletor, lavando-o com auxílio de uma escova, a cada sete dias

- Utilize água tratada com água sanitária para regar as plantas duas vezes por semana

- Não deixe acumular água nas calhas do telhado

- Não deixe expostos à chuva pneus velhos ou objetos que possam acumular água (latas, garrafas e cacos de vidro)

- Acondicione o lixo domiciliar em sacos plásticos fechados ou latões com tampa

- Tampe cuidadosamente caixas d'água, filtros e barris

Números

17 casos graves da doença foram registrados em São Luís este ano

21 casos graves da doença foram registrados na capital de janeiro a outubro de 2012

41 casos graves da doença foram registrados no Maranhão em 2013

64 casos graves da doença foram registrados no estado de janeiro a outubro do ano passado

35 municípios maranhenses têm alta e média incidência doença

4.245 casos foram notificados em todo o estado

4 óbitos já foram registrados em São Luís este ano

10 óbitos foram confirmados no Maranhão este ano

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.