São Luís

Interrupção de energia elétrica provoca falta d'água no Centro

Imirante

Atualizada em 27/03/2022 às 12h01

SÃO LUÍS - Moradores do Centro de São Luís e áreas adjacentes foram surpreendidos com a falta d´água nessa sexta-feira (8). A interrupção de energia elétrica no Sistema Sacavém, que aconteceu por volta das 20h, está impedindo o bombeamento de água, ocasionando o desabastecimento na região.

A Companhia Energética do Maranhão (Cemar) foi acionada, mas o atendimento só ocorreu por volta da meia-noite, e, ainda assim, a Companhia de Saneamento Ambiental do Maranhão (Caema) afirma que o serviço foi feito parcialmente.

Por meio de nota, a Companhia de Saneamento Ambiental do Maranhão (Caema) informa que a retomada do abastecimento de água nas áreas atingidas depende do religamento total de energia elétrica no Sistema Sacavém.

Veja a íntegra da nota da Caema
"A Companhia de Saneamento Ambiental do Maranhão (Caema) comunica que nova interrupção de energia no Sistema Sacavém está impedindo o bombeamento de água, ocasionando desabastecimento no Centro de São Luís e áreas adjacentes.

Informa, ainda, que a falta de energia no Sistema Sacavém aconteceu às 20h desta sexta-feira (8), sendo que a Companhia Energética do Maranhão (Cemar) foi imediatamente acionada, mas o atendimento só ocorreu por volta da meia-noite, e ainda assim o serviço foi feito parcialmente.

A retomada do abastecimento de água nas áreas atingidas depende do religamento total de energia elétrica no Sistema Sacavém."

Na manhã de hoje (9), houve uma nova queda no fornecimento de energia entre 7h15 e 8h54. A Cemar afirma que as ocorrências foram causadas por problemas nas instalações elétricas internas de responsabilidade da CAEMA.

A Cemar informa, ainda, que equipes de plantão identificaram que os problemas na rede de distribuição interna que atende ao Sistema Sacavém ocorrem devido ao contato de diversos galhos de árvores com a rede elétrica. A companhia comunicou que já entrou em contato com técnicos da área operacional da CAEMA e orientaram quanto a necessidade de providências para tratar definitivamente essa situação.

Leia a nota da Cemar na íntegra

"A CEMAR confirma que equipes de plantão da Companhia atenderam na noite da sexta-feira, dia 8 de novembro uma ocorrência de falta de energia elétrica registrada às 20 horas e 31 minutos que afetou o fornecimento para o Sistema Sacavém da Companhia de Saneamento Ambiental – CAEMA. A energia foi restabelecida às 23 horas e 30 minutos.

Convém esclarecer que a ocorrência foi motivada por problemas nas instalações elétrica internas de responsabilidade da CAEMA. Equipes de plantão da CEMAR identificaram que as chaves de proteção elo fusível da rede de distribuição interna que atende ao Sistema Sacavém, estão desligando em virtude de diversos galhos de árvores estarem tocando na rede elétrica. Este fato também desliga o fornecimento da rede de distribuição da CEMAR naquela área.

Na manhã deste sábado, dia 9 de novembro uma nova ocorrência foi registada às 7 horas e 15 minutos. Equipes de plantão da CEMAR foram novamente mobilizadas e restabeleceram o fornecimento às 8 horas e 54 minutos.

Técnicos do Atendimento Corporativo da CEMAR já entraram em contato com técnicos da área operacional da CAEMA e orientaram quanto a necessidade de providências para tratar definitivamente essa situação."

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.