Dica de saúde

Dor na garganta? Cuidado! Pode ser amigdalite

Imirante.com

Atualizada em 27/03/2022 às 12h01

SÃO LUÍS - Muitas pessoas sofrem de amigdalite e acreditam ser apenas uma simples inflamação na garganta. Porém, é preciso estar atento para identificar a doença e tratá-la corretamente. A amigdalite é uma inflamação (inchaço) das amídalas, que são linfonodos (gânglios linfáticos) na parte de trás da boca e na parte superior da garganta.

A função dessas glândulas é filtrar bactérias e outros germes para impedir as infecções no corpo.

Causas da amigdalite

A amigdalite está relacionada à presença de vírus ou bactérias na região, principalmente quando o indivíduo encontra-se com o sistema de defesa comprometido. As amígdalas podem ficar tão carregadas de infecções bacterianas ou virais que se incham e ficam inflamadas.

A amigdalite mais comum é a estreptocócica (causada por bactérias em forma de coco), mas a doença também pode ser causada por outros tipos de bactéria. Esse problema atinge principalmente as crianças.

A doença é transmitida pelo contato direto com a saliva ou a secreção nasal de pessoas doentes ou portadoras da bactéria, principalmente quando o indivíduo se encontra com baixa resistência. É importante destacar que muitos indivíduos possuem o contato com a pessoa doente e poucos a adquirem.

Sintomas

Os sintomas da amigdalite são dificuldade em engolir, dor no ouvido, febre, calafrios, dor de cabeça, dor de garganta (que dura mais de 48h e pode ser grave), sensibilidade na mandíbula e na garganta, alterações na voz e perda de voz.

Diagnóstico

A pessoa com amigdalite deve procurar um otorrinolaringologista, que examinará a boca e a garganta para ver as amígdalas inchadas. As amígdalas são geralmente vermelhas e podem ter manchas brancas. Os nódulos linfáticos na mandíbula e no pescoço podem estar inchados e sensíveis ao toque.

Esse especialista indicará o melhor tratamento.

Tratamento

O tratamento da amigdalite estreptocócica, que é a mais comum, é feita com antibióticos (em geral, derivados da penicilina). Para as outras amigdalites, os antibióticos são mais específicos, e nas virais, não há indicação de antibióticos, apenas de analgésicos e antitérmicos. Os antibióticos podem ser ministrados por injeção ou por via oral durante 10 dias.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.