Tratamento

Você tem um abscesso? Conheça o tratamento

Os locais mais comuns incluem a mama, gengiva e a área peri-retal.

Imirante

Atualizada em 27/03/2022 às 12h02

SÃO LUÍS- Um abscesso é uma cavidade contendo pus, cercada por um tecido inflamado, formado como resultado de uma infecção localizada. Um abscesso pode desenvolver-se, ampliar ou diminuir, dependendo dos micro-organismos em qualquer local no corpo. Os abscessos podem se desenvolver em qualquer órgão e nos tecidos moles abaixo da pele em qualquer área.

Os locais mais comuns incluem a mama, gengiva e a área peri-retal. Mas existem outras áreas que podem aparecer, por exemplo, sob a pele incluem a axila (sovaco) e na virilha. Essas duas áreas têm um grande número de gânglios linfáticos, que são os responsáveis por combater a infecção. Os locais mais raros são o fígado e o cérebro.

Os abscessos tendem a piorar com o passar do tempo. Os sintomas incluem dor ao toque. Os sintomas de desconforto ou dores dependem principalmente do local do abscesso, embora os maiores – já que eles são uma fonte de infecção dentro do corpo – podem causar febre, calafrios, suores e mal-estar. Os abscessos perto da pele geralmente causam inflamação com vermelhidão, causam um aumento da temperatura da pele e ternura.

Eles podem ser minimizados pela aplicação de compressas quentes sobre a área várias vezes ao dia. Este irá, por vezes, promover a drenagem espontânea do abscesso o que é importante uma vez que o tratamento primário de abscessos é drená-los. No entanto, também é importante você não tentar drenar o abscesso. Isso pode levar a trauma do tecido e, potencialmente, ajudar a espalhar a infecção subjacente.

A drenagem do abscesso é feita por meio de um corte no forro fornecendo uma rota de fuga para o pus, quer através de um tubo de drenagem, ou deixando a cavidade aberta para a pele. A área em redor do abscesso será anestesiada antes de se fazer a drenagem. As maiorias das pessoas sentem-se melhor logo imediatamente após a drenagem.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.