Cidadania

Presos passam a acompanhar cumprimento da pena

Imirante com informações do TJ-MA

Atualizada em 27/03/2022 às 12h02

SÃO LUÍS - Aproximadamente 120 presos condenados que cumprem pena no Presídio São Luís I, no Complexo Penitenciário de Pedrinhas, começaram a receber, nesta segunda-feira (30), certidões para acompanhamento da sua situação carcerária. A emissão do documento é de responsabilidade da 1ª Vara de Execuções Penais. Segundo o juiz titular da Vara, Luís Roberto de Paula, o Tribunal de Justiça do Maranhão (TJ-MA) deve entregar 1.200 certidões a presos condenados da comarca de São Luís, até janeiro de 2014.

“O documento é um espelho da vida carcerária dos presos que, de posse da certidão, poderão acompanhar o cumprimento de suas penas, reduzindo a ansiedade quanto aos direitos e benefícios assegurados pela Lei de Execução penal (LEP) durante esse período”, explicou o magistrado.

O acompanhamento da emissão das certidões será feito pela Defensoria Pública e pelo Ministério Público. O defensor público Paulo Rodrigues observou que as informações contidas nas certidões serão verificadas pelo órgão, e poderão ser acompanhadas pelos presos e seus familiares, com a exata dimensão do cumprimento da pena.

O promotor Carlos Avelar destacou a iniciativa como uma forma de fortalecer, cada vez mais, o compromisso com a execução penal.

Welington Coelho, 28 anos, condenado por assalto, disse que a ação é válida por trazer a oportunidade de os próprios presos acompanharem o cumprimento de suas penas.

O superintendente de Justiça, Marcus Serejo, lembrou aos presos a necessidade da ordem e da disciplina, pois mesmo com a “cadeia paga”, alguns possuem processos administrativos em curso, o que pode impedir a saída.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.