Maranhão

Operação apreende quase 50 pássaros silvestres que seriam traficados

Com informações da Sema.

Atualizada em 27/03/2022 às 12h02

SÃO LUÍS - Quarenta e nove pássaros silvestres foram apreendidos no povoado de Loreto, localizado no limite com a área de proteção ambiental, a 715 quilômetros da capital maranhense.

Durante a operação da Secretaria de Estado do Meio Ambiente e Recursos Naturais (Sema), foram encontrados 14 papagaios e 35 chico pretos, dois deles estavam mortos e os demais sofrendo maus tratos. Os pássaros que sobreviveram foram levados para o Parque Estadual do Mirador, onde passarão por um processo de readaptação à natureza.

 Laércio Araújo
Laércio Araújo

Além dos animais, foram apreendidos no local do cativeiro alguns objetos utilizados para apreender e traficar os pássaros. Entre eles, lanternas, uma espingarda, munições, pólvoras, telas, cercados de telas, jaulas e gaiolas, ae ainda, pele de gato do mato, casco de peba e chifres de veados.

A apreensão foi feita após uma denúncia anônima, que levou à prisão de Jurandir Gomes da Silva, de 46 anos, que estava com os pássaros. Assim que foi realizado o flagrante, os animais apreendidos foram conduzidos à 11ª Delegacia Regional de Balsas, mesmo destino que teve Jurandi Gomes da Silva.

 Laércio Araújo
Laércio Araújo

Ele foi autuado em fragrante por crime ambiental, maus tratos de animais silvestres e porte ilegal de armas. Segundo o coordenador de Vigilância e Defesa Ambiental do Parque Estadual do Mirador, Laércio Pereira de Araújo, os traficantes de animais silvestres que atuam no local são provenientes de outros estados. "Muitos desses traficantes de animais vêm de Pernambuco e do Ceará e contam com a ajuda de alguns moradores da região para capturar esses animais", explicou.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.