Prisão

Presa quadrilha que planejava invadir comunidade no Fumacê

Bando foi preso durante reunião convocada por Jairo Reis Gomes, o "Psirico".

Imirante com informações da Mirante AM

Atualizada em 27/03/2022 às 12h02

SÃO LUÍS - Policiais militares prenderam na noite dessa quarta-feira (25), quatro pessoas na região do Fumacê, área Itaqui-Bacanga. Francisco Reis Chaves, Jailson Reis Araújo, Regiane Diniz Ferreira, moradores do Parque Jair, e Airton Miguel Franco Diniz, morador do Parque Araçagy, foram conduzidos para o 15º Distrito Policial, no Bairro do Anjo da Guarda. O quarteto integra o bando de Jairo Reis Gomes, o "Pixirico" ou "Psirico", bandido temido na região.

Segundo o delegado Valter Vanderlei, titular do 15º DP, a quadrilha foi convocada por "Pixirico ou Psirico" em que foram definidas as tarefas para invadir a comunidade da Proab, no Fumacê. Os policiais militares chegaram a tempo e conseguiram desarticular a quadrilha. O quarteto foi preso em um Corsa Classic, de cor preta. Também foram apreendidos armas, munições e foguetes.

Regiane Diniz, grávida de quatro meses, também foi detida pela polícia. A jovem disse ser natural de Alcantara e estaria morando no Parque Jair, há poucos dias, onde conheceu o Jailson com quem mantinha relacionamento amoroso. Regiane estava no carro, em companhia do trio, mas afirma, não ter participação no tiroteio ocorrido na noite de terça-feira (24), na Proabe, no Fumacê.

O quarteto foi autuado em flagrante por porte ilegal de arma de uso restrito, disparo em via pública e formação de quadrilha. O delegado Valter Vanderlei lamenta que um bandido como "Pixirico ou Psirico" esteja em liberdade expedida pela Justiça do Maranhão.

De acordo com o delegado Walter Wanderley, titular do 5º DP, "Pixirico ou Psirico" é muito temido na região do Fumacê por liderar uma gangue chamada “Mensageiros do Inferno”, fazer disparos em via pública, praticar roubos e traficar drogas.

- Temos muitas reclamações por parte da sociedade, do Disque Denúncia e do Ciops, de que Pixirico atormenta e causa terror no Fumacê - contou.

Segundo a polícia, "Pixirico ou Psirico" é acusado de assassinar, no dia 16 de agosto de 2012, João Pedro Silva, de 24 anos, que teria ido comprar um churrasquinho junto com sua mulher, Jaqueline Sousa, que estava grávida de quatro meses, e foi alvejado com vários tiros. Ele foi preso e conseguiu a liberdade por determinação da Justiça.

O delegado Walter Vanderlei disse respeitar a decisão judicial, mas considerou a ficha criminal extensa de "Pixirico ou Psirico" e o perigo que ele representa a sociedade. O delegado garantiu que vai intensificar as diligencias no sentido de prender "Pixirico ou Psirico" e trazer de volta a tranquilidade dos moradores do Fumace, que estão apavorados com a insegurança na comunidade.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.