Saúde

Mutirão de cirurgia ortopédica inicia-se neste sábado

Imirante, com informações da Prefeitura de São Luís

Atualizada em 27/03/2022 às 12h03

SÃO LUÍS - Começa neste sábado (21) um mutirão de cirurgia ortopédica na capital maranhense. A expectativa é que cerca de 100 procedimentos sejam realizados no período de um mês, em pacientes provenientes do Hospital Dr. Clementino Moura (Socorrão 2), através do convênio existente com a Santa Casa de Misericórdia. Até o final da tarde desta sexta-feira (19), 46 pacientes que participarão da primeira etapa da ação começaram a ser transferidos para a Santa Casa.

Inicialmente, serão realizados procedimentos de baixa e média complexidade. As cirurgias de maior dificuldade deverão ser executadas no próprio Socorrão e, também, no Hospital Universitário Presidente Dutra, que faz parte da Rede SUS em São Luís.

Hoje, 88 leitos ortopédicos estão ativos no Clementino Moura. Com a Santa Casa, mais 55 novos leitos poderão ser utilizados, além de estrutura com nove salas de cirurgia, com condição para realizar uma média de 15 operações por dia. Até a tarde desta quinta-feira (19), cerca de 180 pacientes aguardavam por intervenção cirúrgica. Nos últimos quatro dias, 52 procedimentos foram realizados pelo Socorrão 2, em regime de mutirão.

Em reunião com o gestor da Santa Casa de Misericórdia, Abdon Murad, que contou ainda com a presença do vereador Honorato Fernandes (PT), a Secretaria Municipal de Saúde discutiu, também, a viabilidade de promover ações semelhantes em outras especialidades.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.