Educação

Avanços nas diretrizes da educação indígena são temas de discussão

Imirante, com informações da Seduc

Atualizada em 27/03/2022 às 12h03

SÃO LUÍS - Os avanços registrados nas diretrizes da educação indígena maranhense foram discutidos e analisados durante dois dias na reunião das comissões ampliadas para projetos e encontros indígenas, realizado no auditório do Centro de Cultura Domingos Vieira Filho. O evento, promovido pela secretaria de Educação (Seduc) e encerrado nesta sexta-feira (13), integra as atividades preparatórias de sete encontros regionais e do encontro estadual de educação indígena, que serão realizados até o final do ano.

A definição dos locais e datas de cada encontro foram fechados nesta sexta-feira (13), com a participação dos representantes das unidades regionais de educação de Imperatriz, Açailândia, Barra do Corda, Zé Doca e Santa Inês. Participaram da reunião, representantes dos povos indígenas, entre os quais guajajaras, krepumkatejê, ramkokamekra/canela, awa-guajá, tentehar, pukobjê/gavião, apaniekra/canela, ka'apor, apaniekrá e krikati.

De acordo com a superintendente de Modalidades e Diversidades Educacionais (Supemde), Narcisa Rocha, as diretrizes da educação indígena priorizam a discussão sobre os projetos de formação inicial e continuada de professores indígenas, introdução do plano de carreiras e cargos do magistério indígena, que constam do novo Estatuto do Educador, sancionado recentemente.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.