Dica de Saúde

Identifique os sintomas da otite e evite complicações

Imirante

Atualizada em 27/03/2022 às 12h03

A otite é uma infecção no ouvido causada por um germe (bactéria). É muito comum nas crianças. Ela é classificada como aguda (surge subitamente e por pouco tempo) ou crônica (surge repetidamente por um longo período). Existem diferentes formas clinicas de otite aguda, sendo que ela pode ocorrer com ou sem formação e acumulo de liquido no ouvido.

Os principais sintomas desta doença são: dor muito forte, diminuição da audição, febre, falta de apetite, secreção local. O diagnóstico se baseia no levantamento dos sintomas e no exame do ouvido com aparelhos específicos como o otoscópio e o microscópio. O tratamento é feito com o uso adequado de antibióticos e analgésicos.

Para prevenir esta doença evite introduzir objetos no ouvido para coçá-lo ou limpa-lo. Procure um otorrinolaringologista sempre que você sentir uma dor de ouvido.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.