Dica de Saúde

Saiba um pouco mais sobre a hepatite

Imirante

Atualizada em 27/03/2022 às 12h03

Hepatite é toda e qualquer inflamação do fígado, sendo as mais frequentes as infecções pelos vírus tipo A, B e C e o abuso do consumo de álcool ou outras substâncias tóxicas.

Tipos de hepatite

Hepatite A

A hepatite A é transmitida por água e alimentos contaminados ou de uma pessoa para outra. Ela fica entre 10 e 50 dias. Urina escura, fadiga, coceira, perda de apetite e vômitos são alguns dos sintomas da hepatite A.

Além de levar em conta os sintomas, o diagnóstico da hepatite A é feito por meio de exames de sangue. Não há tratamento específico para hepatite A. Na vigência dos sintomas o repouso é recomendado.

Algumas medidas que podem prevenir a hepatite A: lave bem as mãos, evitar alimentos crus, lavar bem os alimentos e não administrar remédios sem orientação médica.

Hepatite B e Hepatite C

Os vírus da hepatite tipo B (HBV) e tipo C (HCV) são transmitidos pelo contato sexual, drogas injetáveis e pacientes submetidos a material cirúrgico contaminado e não-descartável. Perda de apetite, fadiga, febre baixa, dores nos músculos e articulações e pele amarelada são alguns dos sintomas da hepatite B.

A confirmação diagnóstica desta doença é feita por exames de sangue, onde são detectados anticorpos ou partículas do vírus. Um monitoramento cuidadoso do fígado e de outras funções do corpo com exames de sangue deve ser feito durante o tratamento. O paciente precisa descansar bastante, beber muito líquido e ter uma alimentação saudável.

Além da vacina contra a hepatite B, algumas medidas podem prevenir esta doença tais como: evite o contato sexual com uma pessoa que tenha hepatite B, use preservativo e evite utilizar objetos pessoais de outros.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.