Imunização

Campanha de Vacinação Antirrábica começa neste sábado

A abertura da ação ocorre às 8h30, na Praça da Saudade, centro da cidade.

Imirante com informações da Prefeitura de São Luís

Atualizada em 27/03/2022 às 12h03

SÃO LUÍS – Neste sábado (14), terá início a segunda etapa da Campanha Municipal de Vacinação Antirrábica de Cães e Gatos 2013 em São Luís. A abertura da ação ocorre às 8h30, na Praça da Saudade, em frente ao Cemitério do Gavião, centro da cidade.

Segundo a Prefeitura de São Luís, a segunda etapa da Campanha deverá se estender até o fim de novembro.

Estrutura

Estarão disponibilizados 83 postos que funcionarão no sábado, nos distritos do Centro e Bequimão (compreende os bairros Alemanha, Radional, Vicente Fialho, Bequimão e proximidades), o diferencial será a vacinação “porta-a-porta” que será realizada nos demais distritos sanitários a partir do dia 16 de setembro. Neste formato de trabalho os vacinadores farão a imunização dos animais em suas próprias residências, aumentando o número de efetividade do programa. A meta, desta vez, é imunizar 90 mil animais.

Cronograma da campanha

A Secretaria Municipal de Saúde (Semus) fará a Campanha em duas fases: A primeira, será no sábado (14) nos Distritos Sanitários do Centro e do Bequimão, totaliza 83 pontos de vacinação. E a segunda fase, quando acontecerá a vacinação diretamente nos domicílios. Esta etapa inicia na próxima segunda-feira (16) e vai até o dia 29 de novembro, obedecendo à seguinte programação:

16 a 20/9 - Distrito Coroadinho (que envolve os bairros Coroadinho, Filipinho, João Paulo, Fátima e adjacências);

23/9 a 5/10 – Distrito Cohab (envolve os bairros Cohab, Cohatrac, Anil, Turú e proximidades);

21/10 a 31/10 – Distrito Tirirical (Bairros Tirirical, São Cristóvão, São Bernardo, João de Deus, Santa Bárbara, Vila Itamar, Pirapora, Santa Efigênia, Cidade Olímpica (I,II e III), Santa Clara, Vila Lobão, Janaína e outros do entorno);

18/11 a 22/11 – Distrito Vila Esperança (Estiva, Itapera, Maracanã, Pedrinhas, Quebra Pote, Tibiri, Coqueiro, Vila Sarney, Vila Esperança e demais do entorno);

25/11 a 29/11 – Distrito Itaqui-Bacanga (Bacanga, Vila Embratel, Anjo da Guarda, Vila Bacanga, São Raimundo, Gapara, Vila Nova).

Raiva

A raiva é uma doença viral que ataca o sistema nervoso e acaba causando encefalite. É a zoonose mais perigosa, fatal em nada menos de 100% dos casos nos bichos que a transmitem e também em pessoas que não forem medicadas em tempo.

O vírus é transmitido pela saliva do animal infectado, por mordida, arranhão ou mesmo lambida. Após duas a 12 semanas aparecem os sintomas: mudanças bruscas e extremas de comportamento (euforia, depressão), ansiedade, paralisia, demência, alucinações; no começo pode parecer apenas uma gripe. Outros sintomas são falta de ar e aversão doentia a líquidos. Outro efeito da infecção nestas glândulas é o aumento de produção de saliva, resultando em outra característica marcante da raiva que é a salivação. A morte vem alguns dias após a manifestação dos sintomas.

Casos da doença

Após 20 anos sem a ocorrência de casos da doença em humanos na região metropolitana, em 2012, 55 casos de raiva canina foram registrados. Segundo a coordenação do Centro de Zoonoses do município, até o mês de agosto deste ano, foram confirmados oito casos de raiva em São Luís. Todos eles em animais com residência, mas que normalmente transitam livremente pelas ruas.

Centro de zoonoses

Além das campanhas do calendário nacional, a Semus ainda desenvolve vacinações pontuais para a criação de barreiras sanitárias em localidades com suspeita de casos de raiva. Em várias ações sociais desenvolvidas este ano, as equipes de vacinação também se fizeram presentes.

O CCZ realiza constantemente um trabalho de acompanhamento de casos suspeitos de endemias em animais e, também, das famílias que tem contato com os bichos. Quando confirmados os casos, os procedimentos adequados são realizados de imediato pela equipe de Zoonoses.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.