401 anos

Rodas de Tambor de Crioula marcam aniversário de São Luís

Mais de 30 grupos se apresentam, em 24 pontos de São Luís, nesta sexta-feira (6).
Imirante, com informações da Prefeitura de São Luís04/09/2013 às 15h42

SÃO LUÍS - Nesta sexta-feira (6), 38 grupos de Tambor de Crioula se apresentam, em 24 pontos de São Luís, em homenagem ao Dia Municipal do Tambor de Crioula e, também, como parte da programação de aniversário dos 401 anos da capital maranhense. Na Praça Maria Aragão, o Tambor dos Mestres vai formar uma grande roda com 10 grupos, a partir das 19h.

A festa inicia-se às 15h, por meio do projeto “Rufô Tambô”, com apresentações nas praças Nauro Machado, da Faustina, da Casa do Maranhão, João Lisboa, da Igreja do Carmo, Deodoro, Pantheon, do Desterro, do Catraieiro, Terminais de Integração, Terminal Rodoviário, Aeroporto, Beco Catarina Mina, Centro de Criatividade Odylo Costa Filho, Capela São Benedito, Canto da Cultura, Fonte do Ribeirão e o Tambor dos Mestres na Praça Maria Aragão, a partir das 18h.

Para Neto de Azile, coordenador geral do Comitê Gestor de Salvaguarda do Tambor de Crioula, o maior objetivo do evento é fazer com que a população conheça e reconheça a manifestação como patrimônio de São Luís e, a partir disso, possa valorizá-lo enquanto contribuição do povo negro para a cultura do Brasil.

O Tambor de Crioula é uma forma de expressão de matriz afro-brasileira que envolve dança circular, canto e percussão de tambores. Seja nas praças, no interior de terreiros, ou associado a outros eventos e manifestações, é realizado sem local específico ou calendário pré-fixado e praticado especialmente em louvor a São Benedito.

Com o tema “São Luís, 401 anos. Orgulho de todos nós”, a programação do aniversário segue até o dia 8 e contará com mais de 30 atividades que percorrerá diversos bairros da cidade, tendo como palco principal das comemorações a Praça Maria Aragão. A programação completa pode ser acessada no portal da prefeitura.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante no Twitter, Instagram, curta nossa página no Facebook e se inscreva no nosso canal no Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do WhatsApp pelo telefone (98) 99209-2383.

© 2019 - Todos os direitos reservados.