Vacinação

Campanha de Multivacinação termina nesta sexta-feira

O objetivo é pôr em dia a situação vacinal de crianças menores de cinco anos.

Imirante, com informações da Prefeitura de São Luís

Atualizada em 27/03/2022 às 12h04

SÃO LUÍS - Crianças menores de cinco anos podem ser levadas, apenas até esta sexta-feira (30), a um posto de saúde para atualizar sua vacinação. O responsável deve procurar uma das 69 unidades de saúde que fazem parte da Campanha em São Luís.

Iniciada no último sábado (24), a Campanha Nacional de Atualização da Caderneta de Vacinação tem como objetivo colocar em dia a situação vacinal de crianças na faixa etária entre os seis meses e quatro anos e 11 meses de idade que, por algum motivo, tenha deixado de receber uma das vacinas do Calendário Nacional estabelecido pelo Ministério da Saúde (MS).

Para participar da Campanha, pais ou responsáveis devem levar seus filhos das 8h às 18h em qualquer unidade de saúde munidos da caderneta de vacinação, onde serão feitas as avaliações necessárias para identificar se há a necessidade, ou não, da aplicação da vacina, assim como definir a imunização adequada.

Quem, por qualquer motivo, não tiver o documento deve procurar mesmo assim as equipes de saúde da Campanha que adotarão as medidas adequadas para um novo controle.

Dez vacinas estão sendo aplicadas: BCG; pentavalente (contra difteria, tétano, coqueluche, meningite e outras infecções causadas pelo Haemophilus influenzae tipo b e a hepatite B); poliomielite (contra a paralisia infantil); rotavírus; pneumocócica (contra meningite, pneumonia, bacteremia e infecção na corrente sanguínea, sinusite e infecção do ouvido); meningocócica C (protege as crianças da bactéria que causa meningite em crianças de até quatro anos); febre amarela; tríplice viral (sarampo, rubéola e caxumba); a DTP (contra difteria, tétano e coqueluche); além de específica contra a hepatite B.

As crianças que comparecerem durante a mobilização ainda receberão uma dose de reforço de Vitamina A para auxiliar no desenvolvimento e prevenir o surgimento de doenças nos olhos, além de diarréia e infecções respiratórias.

Os últimos números divulgados pelo MS mostram que quase 25 mil crianças já participaram da Campanha em São Luís. Destas, aproximadamente, 17 mil receberam doses complementares de vacinas.

“Tivemos vários casos de crianças que estavam há mais de um ano com vacinas atrasadas. Mobilizações como esta são de extrema importância para a prevenção de doenças”, destaca o secretário de Saúde, Cesar Felix.

Durante a última grande campanha de vacinação realizada contra a poliomielite, no último mês de junho, o município de São Luís superou a meta estipulada pelo Ministério da Saúde, atingindo uma cobertura vacinal de quase 73 mil doses aplicadas.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.