Dicas de Saúde

Saiba mais sobre incontinência urinária

Imirante

Atualizada em 27/03/2022 às 12h04

Incontinência é a perda involuntária de urina da bexiga em situações impróprias, devendo ser objetivamente demonstrável. Este distúrbio, na mulher aumenta com a idade, atingindo 25% após a menopausa.

Os três tipos principais de incontinência urinária são: Incontinência de esforço ou estresse ocorre durante algumas atividades, como tossir, espirrar ou rir.

Incontinência de urgência - caracteriza-se pela vontade súbita de urinar.

Incontinência mista - envolve os dois tipos de incontinência. O principal sintoma é a impossibilidade de controlar a perda de urina pela uretra.

As causas da incontinência geralmente são: problemas anatômicos, problemas cerebrais ou nervosos, distúrbios musculares, demência ou outros problemas psicológicos que afetam a capacidade de reconhecer à necessidade de urinar.

O diagnóstico é clínico. Para tratar esse distúrbio existem diversos métodos. O médico irá definir qual a opção mais adequada para as necessidades do paciente.

Vale ressaltar que a incontinência acontece porque os esfíncteres ficaram flácidos, por falta de exercícios. Abaixo você confere alguns exercícios que podem ajudar a solucionar o problema.

Contraia os músculos do ânus e da vagina.

Contraia e relaxe os músculos três vezes.

Mantenha-os contraídos, mas continue respirando!

Relaxe.

Ao voltar à posição normal, empurre os músculos para fora.

Repita os exercícios até que esteja cansada.

Consulte um médico se o problema persistir.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.