Dicas de Saúde

Já ouviu falar sobre caspa nos cílios?

Imirante

Atualizada em 27/03/2022 às 12h04

SÃO LUÍS - A blefarite, ou caspa nos cílios, é uma infecção comum das pálpebras. As pálpebras, as pestanas, as glândulas sebáceas ou o branco dos olhos podem ficar afectados com esta infecção.

Cogita-se que todas as pessoas contraem blefarite pelo menos uma vez na vida e que cerca de 30% da população mundial tenha a doença, considerada a alteração ocular crônica de maior prevalência no mundo. Ela é provocada por um germe designado como bactéria. Outra das causas da blefarite pode ser uma reacção alérgica a algo.

Ardor, prurido e dor nas pálpebras, vermelhidão, irritação, ou pálpebras inchadas, secreção clara, de cor amarela ou verde a sair das pálpebras. Esta secreção pode formar crostas e fazer com que as pálpebras fiquem unidas, são alguns sintomas da blefarite. A blefarite é um problema sério e deve ser tratado por um médico especialista.

Algumas medidas que podem controlar a blefarite

Pelo menos duas vezes ao dia, aplique compressas mornas sobre as pálpebras fechadas durante dois a três minutos.

Se o médico prescreveu pomada com antibiótico, aplique uma pequena quantidade na base dos cílios.

As corticoesteróides oculares podem ser utilizadas por um breve período de tempo para reduzir a inflamação.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.