Dicas de saúde

Confira algumas dicas para evitar o mau hálito

De acordo com a ABHA, cerca de 30% da população brasileira sofre com o problema.

Imirante

Atualizada em 27/03/2022 às 12h04

SÃO LUÍS - Quem nunca passou por uma situação constrangedora durante uma conversa e sentiu que a pessoa ao lado estava com mau hálito? De acordo com a Associação Brasileira de Halitose – ABHA -, no Brasil cerca de 30% da população brasileira sofre com o problema, total de 50 milhões de pessoas.

De acordo com os especialistas, existem várias causas que levam a pessoa a ter o mau hábito. Entre elas estão o estresse, redução o fluxo salivar, higiene oral incorreta e ainda mudança nos hábitos alimentares. Na maioria dos casos, inúmeras pessoas convivem durante anos sem saber que possuem esse problema, isso porque não conseguem sentir o próprio mau hálito.Isso acontece porque o Bulbo Olfativo, órgão que fica no Sistema Nervoso Central responsável por receber as informações do olfato, fica em estado de fadiga quando o odor é constante. Assim, o portador de halitose não sente o mau cheiro.

Uma das grandes vilãs da halitose é a saburra lingual - uma massa esbranquiçada, formada por células mortas, restos de alimentos e bactérias, que se acumula na língua. É aí que ocorre a eliminação de um gás a base de enxofre que causa o mau hálito.

Mas o problema pode ser prevenido e a boa notícia é que isso pode ser feito tomando bastante água e fazendo exercícios físicos para se livrar do stress.

Confira algumas dicas para evitar o mau hálito:

1. Realize uma boa higiene bucal diariamente não se esquecendo de utilizar o fio dental;
2. Higienize o dorso da língua com a escova ou raspadores de língua;
3. Evite a ingestão de álcool e o fumo;
4. Não ingira alimentos condimentados frequentemente e faça refeições várias vezes ao dia evitando o jejum prolongado;
5. Invista numa odontologia de acompanhamento mantendo a saúde bucal em dia.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.