Cultura

Conferência Municipal de Cultura será aberta nesta quarta-feira

Abertura contará com a presença coordenador-geral do CMC, Rafael Pereira Oliveira.

Imirante com informações da Assessoria

Atualizada em 27/03/2022 às 12h05

SÃO LUÍS - A partir desta quarta-feira (07), o Plano Municipal de Cultura de São Luís (PMC São Luís) entra novamente na pauta do diálogo entre sociedade civil e poder público por meio da 4ª Conferência Municipal de Cultura (4ª CMC São Luís), cuja abertura está marcada para às 19h, no WH Rio Poty Hotel (no bairro Ponta D’Areia). O evento segue até esta sexta-feira (09). A solenidade de abertura contará a presença do coordenador-geral do Plano Nacional de Cultura da Secretaria de Políticas Culturais do Ministério da Cultura (Minc), Rafael Pereira Oliveira.

Além da apresentação do PMC São Luís, com seus objetivos, metas e ações, e o debate sobre o processo de sua implementação, faz parte ainda da programação da 4ª CMC São Luís, discussões em nove grupos de trabalhos e a eleição para o Conselho Municipal de Cultura.

GRUPOS DE TRABALHO

A comissão organizadora da 4ª CMC São Luís montou nove grupos de trabalho (GT’s), com temas pertinentes a políticas públicas de cultura voltada para o município de São Luís. Os trabalhos têm início às 8h30 com intervalo ao meio-dia e retorno às 14h30.

ELEIÇÃO DO CONSELHO

Participantes da Conferência elegerão na sexta-feira (09), por meio de nove fóruns específicos, os conselheiros municipais de cultura. O processo de eleição para o Conselho Municipal de Cultura ocorrerá das 8h30 às 13h.

Os fóruns representam os nove segmentos artísticos e culturais previstos na Lei n.º 5.724, de 08 de março de 2013, que regulamenta o Conselho Municipal de Cultura de São Luís. São eles: área musical; instituições artísticas, científicas e de expressões lúdicas (teatro, dança, circo e outros similares); área do audiovisual e radiodifusão (audiovisual, cinema, rádio público-comunitária, TV público-comunitária); área artesanal; área de pensamento e memória (arquivo, museu, biblioteca, livros e leitura); área de artes visuais (fotografia e artes plásticas); segundo setor (Sistema S, Associação Comercial do Maranhão, Clube dos Diretores Lojistas, Fecomércio); área do patrimônio imaterial (afrodescendentes, culturas populares, culturas indígenas, festas e ritos); área de culturas digitais.

O Conselho Municipal de Cultura é uma instância de representatividade da sociedade civil e do poder público de forma paritária, e tem ação propositiva, opinativa, fiscalizadora e consultiva das ações pertinentes à Política Municipal de Cultura.

A 4ª CMC São Luís é promovida pela Prefeitura, por meio da Fundação Municipal de Cultura (Func), e constitui etapa fase para as conferências Estadual e Nacional de Cultura, e tem como tema “Uma política de estado para a cultura: desafios do sistema municipal de cultura”.

PROGRAMAÇÃO

Dia 7/08

19h – Solenidade e Conferência de Abertura

Dia 8/08

8h30 – Grupos de Trabalho

12h30 – Almoço

14h30 – Grupos de Trabalho

Dia 9/08

8h30 – Eleição do Conselho

12h30 – Almoço

14h30 – Plenária Final: aprovação das propostas/ apresentação dos conselheiros eleitos/ eleição dos delegados para a etapa estadual

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.