Greve

Justiça declara ilegal greve dos funcionários do Grupo Mateus

Funcionários paralisaram as atividades durante a sexta-feira (26).

Imirante

Atualizada em 27/03/2022 às 12h05

SÃO LUÍS- A juíza do Trabalho, Titular da 5ª Vara de Trabalho de São Luís- MA, concedeu medida liminar e determinou a expedição de mandado inibitório, neste sábado, 27, para que o Sindicato dos Empregados do Comércio de São Luís- MA (Sindcomerciários), não pratique qualquer ato que possa dificultar ou impedir o direito de ir e vir de clientes e terceiros, fato público e notório, e dos próprios trabalhadores do Grupo Mateus que não aderiram a greve, iniciada em 26 de Julho de 2013, uma vez que o Grupo Mateus, em nenhum momento, foi certificado sobre o movimento grevista.

A decisão é em resposta ao movimento, que é considerado pela justiça arbitrário, ilegal e extemporâneo. Caso o Sindcomerciários não cumpra o mandado, a Justiça do Trabalho requer uma multa diária no valor de R$15 mil reais e, se preciso for, a intervenção policial para garantir o cumprimento integral desta decisão.

As atividades foram paralisadas durante a sexta-feira (26), desde as 14h. No sábado, Algumas lojas chegaram a ser abertas, mas foram fechadas. A paralisação aconteceu por conta de uma série de reivindicações da classe. Os funcionários pedem nos lucros, extinção do banco de horas, pagamentos de horas extras, tíquete-alimentação, redução da jornada de trabalho de sete para seis horas diárias, plano de saúde, adicional de insalubridade e periculosidade.

O grupo Mateus que é a 23ª maior empresa varejista do país se pronunciou ainda na sexta-feira (26), informando que estão surpreendidos com as manifestações na frente de algumas de suas lojas na capital, uma vez que ainda está em andamento um processo de negociação com o Sindicomerciários.

Em nota eles se pronunciaram da seguinte forma: “Sendo uma empresa democrática, o Grupo Mateus espera que estas reivindicações não interfiram no direito de ir e vir da população. Como forma de assegurar a sociedade e os serviços que presta em suas lojas, a empresa reforça seu compromisso em prosseguir com o diálogo com os representantes da categoria, no sentido que as negociações sejam rapidamente concluídas.”

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.