Igualdade Racial

Municípios maranhenses chegam à reta final das conferências de igualdade racial

Divulgação/Seir

Atualizada em 27/03/2022 às 12h05

SÃO LUÍS - Até o próximo dia 1º de agosto, o Maranhão concluirá as etapas municipais da III Conferência Estadual de Promoção da Igualdade Racial (III COEPIR). Quase 100 municípios tiveram a oportunidade de reunir representantes do poder público e da sociedade civil para discutir políticas de enfrentamento ao racismo e de promoção da igualdade racial no Estado.

As conferências municipais, regionais e reuniões ampliadas foram resultado da articulação realizada entre o Conselho Estadual de Política da Igualdade Étnico-Racial (Ceirma), presidido pela Secretaria de Estado da Igualdade Racial (Seir), com municípios, conselhos municipais de igualdade racial e organizações representativas dos grupos étnico-raciais do Maranhão.

"Nós estamos felizes com o resultado da mobilização que conseguimos realizar no Maranhão e principalmente com o engajamento dos municípios que colaboraram significativamente para a garantia das falas dos segmentos étnico-raciais do Estado, como quilombolas, indígenas, ciganos, ribeirinhos e povos de terreiro. Agora vamos nos concentrar em sistematizar as propostas encaminhadas pelos municípios para compor as discussões da III COEPIR", disse a presidente do Ceirma, Claudett Ribeiro.

Além de discutir o tema central "Democracia e Desenvolvimento: por um Brasil Afirmativo", as conferências de promoção da igualdade racial estão promovendo as discussões com base nas temáticas "Estratégias para o desenvolvimento e o enfrentamento ao racismo", "Políticas de Igualdade Racial no Brasil: avanços e desafios", "Arranjos Institucionais para assegurar a sustentabilidade das políticas de Igualdade racial - SINAPIR (órgãos de promoção da igualdade racial, fórum de gestores, conselhos e ouvidorias", e "Participação política e controle social: igualdade racial nos espaços de decisão; mecanismo de participação da sociedade civil no monitoramento das políticas de igualdade racial".

Esta semana já aconteceram as conferências dos municípios de Chapadinha, Cajari, Lima Campos, Alcântara, Pinheiro, Itapecuru-Mirim, São José de Ribamar, Paço do Lumiar, Matões do Norte, Caxias, Rosário, Raposa, Bacabal, Central do Maranhão. Serão realizadas nos próximos dias em Trizidela do Vale, Vitória do Mearim, Raposa, Barreirinhas, Pedreiras, Capinzal do Norte e Santa Inês. A última conferência municipal será em São Luís, nos dias 31 de julho e 1º de agosto.

A III Conferência Estadual de Promoção da Igualdade Racial (III Coepir) será realizada 14 à 16 de agosto, no Auditório Paulo Freire, na Universidade Federal do Maranhão.

No Maranhão já foram realizadas 10 conferências municipais que contaram com a participação de cerca de 500 pessoas, entre representantes do poder público e da sociedade civil, entre eles quilombolas, indígenas, ciganos, ribeirinhos e povos de terreiro.

Calendário das próximas conferências

Municipais e reuniões ampliadas

25/07 - Bacabal

25/07 - Rosário

25/07 - Central do Maranhão

26/07 - Trizidela do Vale

27/07 - Vitória do Mearim

29/07 - Raposa

30/07 - Barreirinhas

30/07 - Pedreiras

30/07 - Capinzal do Norte

31/07 - Santa Inês

31/07 e 01/08 - São Luís

Estadual

14,15 e 16.08 - III Conferência Estadual de Promoção da Igualdade Racial

Nacional

05,06 e 07.11 - III Conferência Nacional de Promoção da Igualdade Racial

Para ler mais notícias do Imirante, clique em imirante.com. Também siga o Imirante no Twitter e curta nossa página no Facebook.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.